Saber conduzir uma equipe é fundamental para qualquer gestor. Mas isso não é nada simples. É necessário possuir um perfil – seja ele algo natural ou desenvolvido ao longo do tempo – para conseguir mobilizar e inspirar os recursos humanos a seguirem suas ideias. Para isso, é essencial ter determinadas habilidades de liderança.

A liderança, de acordo com a personal e professional coach, Talita Oliveira, consiste em um processo no qual uma pessoa exerce um poder de influência sobre as demais, de modo que passe confiança para que os liderados se sintam motivados e preparados para trabalharem com entusiasmo na busca de um ou mais objetivos em comum.

“Dessa forma, a primeira habilidade é a capacidade de se autoconhecer. O autoconhecimento é essencial para que o líder possa avaliar suas atitudes, ter empatia com as atitudes dos outros e conquistar a confiança da sua equipe”, ressalta.

Quais habilidades de liderança um gestor precisa?

Mas só isso não basta. É preciso muito mais para conduzir uma empresa e liderar uma equipe, ainda mais no cenário competitivo do mundo dos negócios atualmente. Veja outras quatro habilidades de liderança necessárias e descubra se você tem o perfil.

1. Capacidade de comunicação

A comunicação é uma das habilidades de liderança mais importantes para qualquer gestor. Mais do que saber falar ou delegar tarefas, é preciso saber ouvir as reclamações, problemas e angústias de sua equipe, para conquistar a confiança de cada um.

2. Comprometimento

Quase todos os chefes são capazes de delegar funções para sua equipe. Já os verdadeiros líderes procuram se envolver e se comprometer verdadeiramente com a busca dos objetivos em comum (saiba mais sobre as diferenças de perfil abaixo).

3. Capacidade de inspirar

Mais do que motivar a equipe, o grande líder deve saber como tirar o máximo de cada um, servindo de inspiração para a busca das metas e objetivos profissionais traçados.

4. Habilidades técnicas da área

De nada adianta possuir todas as características de um grande líder se você tem poucos conhecimentos sobre a área de atuação da sua equipe. Você precisa desenvolver e aperfeiçoar constantemente as suas habilidades para que seu grupo também evolua.

A diferença entre o líder e o de chefe

Ter competência e atenção às habilidades acima está entre as diferenças do perfil de chefe e líder. O chefe, de acordo com Talita, normalmente é aquele que acompanha os indicadores e cobra resultados. O líder, por outro lado, é a pessoa que conduz a equipe para que esses resultados sejam alcançados.

Enquanto na primeira situação foca-se em resultados, controle e eficiência, na segunda há outros objetivos, como atentar às relações humanas e à sinergia grupal.

O líder busca manter os laços de relacionamento entre os colaboradores e enxerga a organização como um todo, e não de forma departamental. Para ele não existe o “eu”, mas sim o “nós”. Ou seja, a equipe está sempre em primeiro lugar.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

Compartilhe:

Comentários