E-mail marketing é o uso do e-mail como ferramenta de marketing direto, possibilitando que uma empresa ou marca atinja mais clientes através de seu disparo. As empresas costumam usar e-mail marketing e atrair clientes tanto divulgando produtos e serviços quanto oferecendo informações úteis sobre tais produtos e serviços e o mercado, estreitando a relação com clientes e leads.

7 motivos para usar e-mail marketing e atrair clientes

O e-mail marketing é uma forma de comunicação dirigida e com possibilidade de personalização. Pode oferecer alta taxa de retorno e ágeis mecanismos para mensurar as investidas de uma empresa ou marca. Abaixo, listamos 7 motivos para você usar e-mail marketing e atrair clientes:

1 – Visibilidade

Segundo o IBGE (2013), uma das principais razões do acesso à internet no Brasil é o e-mail. Isso significa que, se uma pessoa se conecta à internet, a possibilidade de checar seus e-mails é alta, tornando-se um ótimo negócio ter sua marca divulgada num lugar em que o cliente certamente olhará. Isso porque, muitas vezes, o e-mail é a forma oficial de validação de compras, troca de senhas etc., e por isso é acessado frequentemente pelo usuário.

2 – Segmentação

Quando alguém se cadastra para receber seus e-mails, é possível pedir informações adicionais para mandar materiais segmentados por grupos de idade, localidade ou grupos de interesse.

3 – Interatividade

Apenas com o clique num link na mensagem de e-mail marketing, as pessoas podem visitar seu site, responder seu e-mail ou solicitar o descadastramento (OPT-OUT).

4 – Agilidade

Atualmente, é possível enviar milhares de e-mails em questão de segundos, e é fácil mensurar o resultado de uma campanha de e-mail marketing, usando, por exemplo, links e parâmetros exclusivos nas mensagens por e-mail.

5 – Relação custo/benefício

O custo para enviar e receber e-mails é quase zero, e o retorno de uma campanha de e-mail marketing pode ser muito grande, pois se cria uma relação de credibilidade com o cliente.

6 – Proatividade

Em vez de esperar pelo interesse do cliente, a empresa pode encontrá-lo.

7 – Personalização/customização

A mensagem pode ser personalizada com informações do cliente. Mas é preciso usar essas dicas de como fazer e-mail marketing a seu favor: por exemplo, nada de lotar a caixa de e-mails de seus clientes e leads. Nesse sentido, as opções de customização de conteúdo são muito importantes: nem sempre o usuário quer cancelar o serviço; às vezes deseja apenas customizar assuntos ou diminuir a frequência dos e-mails. Se você não oferecer essa possibilidade, pode ir parar na caixa de spam (mensagens indesejadas) e nunca mais ser lido.

E-mail marketing X spam

Apesar de muitas vezes ser confundido com spam, o e-mail marketing, diferentemente do spam, tem como característica essencial o consentimento do cliente (OPT-IN).

O e-mail marketing também se diferencia do spam por permitir que o destinatário pare de receber os e-mails a qualquer momento. Por isso, saber como fazer e como usar e-mail marketing e atrair clientes é fundamental para evitar que ele seja classificado como conteúdo indesejado.

 

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