A internet mudou a nossa forma de comprar e de interagir com as marcas que consumimos. Hoje em dia, basta uma busca rápida no Google para encontrarmos produtos e serviços de nosso interesse, saber a opinião de outros compradores e fazer comparações entre os concorrentes. A forma como as empresas se posicionam online permite aos clientes tirar conclusões sobre a qualidade do que é vendido e até criar um sentimento de proximidade ou distanciamento da marca.

E essa história se repete também no marketing jurídico. Em função das limitações legais do código de ética e da possibilidade de atingir um público maior e mais direcionado, a internet se destaca como um terreno fértil para que advogados autônomos e escritórios de advocacia divulguem seus trabalhos. No entanto, apenas lançar um site e atualizar as mídias sociais uma vez por semana não é garantia de retorno em negócios.

Toda ação online deve ser baseada em uma estratégia clara e bem definida. Ter um site é, sim, fundamental e indispensável para criar oportunidades de negócio. Mas, para que os resultados sejam satisfatórios, é muito importante que você saiba quais são os objetivos que quer atingir com a página. Criamos este artigo para clarear suas ideias e te dar exemplos e sugestões de como melhorar sua atuação online para atrair os clientes certos!

 

Para que serve um site para advogados?

  • Atrair clientes: Este é o motivo que mais leva advogados e escritórios a criarem sites institucionais. Afinal, além de divulgar os serviços, é um poderoso recurso para começar o relacionamento com o cliente. Mas será que a forma como isso é feito atualmente contribui para a conclusão do objetivo?
  • Rankear no Google: Você já ouviu falar que “se não está no Google não existe”? Pois é. A ferramenta soma nada menos do que 3 bilhões de buscas diárias. Fazer o seu negócio aparecer no Google não depende de milagre e nem de promessa, mas sim de uma boa estratégia: um bom site, uma ajudinha patrocinada do Google Adwords, o uso de palavras-chave que definam o seu negócio e conversem com o seu público, a criação de conteúdos autênticos e de qualidade, etc.
  • Divulgar conteúdo sobre seu nicho de atuação: Por falar em conteúdo e rankeamento nos dispositivos de busca, produzir material relevante sobre o seu nicho de atuação informa, educa e prepara seu cliente para o atendimento. Além disso, ainda pode ajudá-lo a perceber a importância do auxílio jurídico para resolver determinadas questões.
  • Vitrine para o seu escritório: O seu site é o ambiente ideal para você compartilhar informações sobre a sua área de atuação, os seus métodos de trabalho, seus valores morais e mostrar para o cliente como você e sua equipe estão qualificados e preparados para atendê-lo da melhor forma possível.
  • Se relacionar com o seu cliente: Um bom site de advocacia abre portas para que o cliente inicie um relacionamento duradouro com você ou com o seu escritório.

 

Quais são os principais requisitos dos melhores sites para advogados?

  • Design atual: Se você acha que o conteúdo importa mais do que a aparência, você tem razão. Mas quando falamos de site na internet, é importante lembrar que ele precisa captar a atenção do seu cliente em pouquíssimos segundos. Portanto, é fundamental que o efeito visual seja positivo. Investir em um design plano (flat design), clean e bem organizado pode causar uma ótima primeira impressão!
  • Site responsivo: Mais de 50 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular todos os dias, dos mais diversos lugares. Se você quer aproveitar o poder da tecnologia mobile e ser acessível para seus potenciais clientes de qualquer lugar e a qualquer momento, é fundamental que o seu site possua um bom desempenho e se adapte a todas as resoluções de tela sem perder nenhuma funcionalidade.
  • Qualidade das informações: Cada parte do seu site deve ser pensada para reter a atenção do seu cliente. Portanto, tome bastante cuidado com a qualidade dos textos e das imagens que você divulga. Certifique-se de que a mensagem que você está transmitindo está clara, concisa e correta. Cuide de atualizar as informações sempre que houver alguma mudança na formação da equipe, nos serviços oferecidos e em qualquer outro setor do seu escritório ou da sua atuação. Site desatualizado é ruim para a usabilidade do cliente e péssima para o rankeamento no Google. Evite cair no senso comum e certifique-se de imprimir a identidade do seu negócio na comunicação do seu site.
  • Informação de valor: A primeira coisa que um cliente potencial irá procurar no seu site é a especialidade do seu escritório ou da sua atuação online. Portanto, garanta que essa informação seja transmitida, com muita clareza e elegância, em uma área privilegiada do seu site, para que seja vista e processada já nos primeiros instantes de acesso.
  • Blog ou sessão de notícias: Se você ainda não possui um blog ou uma sessão de notícias no seu site, comece a cogitar essa possibilidade. Divulgar artigos, vídeos e informações relevantes para seus clientes potenciais farão toda a diferença na hora de mantê-los no seu site. O ideal é que exista no site, ou mesmo no blog, uma sessão para os conteúdos mais recentes e que os textos sejam organizados por categoria, para facilitar a navegação. Além de ser uma ótima ferramenta educativa, bons conteúdos aumentam a relevância do seu site nas ferramentas de busca.
  • Depoimentos de clientes: Divulgar a opinião dos clientes sobre o seu atendimento ou do seu escritório contribui para a confiabilidade das pessoas que ficarão conhecendo o seu negócio pela internet. Portanto, reserve uma área especial para isso.
  • Informações de contato: De nada adianta um visual bonito, textos bem produzidos, fotos bem selecionadas, conteúdos bem elaborados se o seu cliente não conseguir entrar em contato com você para pedir informação, agendar um encontro ou tirar dúvidas. Ter um formulário de contato no seu site de forma visível é extremamente importante para a captação de clientes. Não se esqueça de incluir links para mídias sociais, email e telefone de contato para que a pessoa escolha a melhor forma de contatá-lo.

 

4 exemplos brasileiros para te inspirar

A melhor forma de entender alguma coisa é visualizando como elas funcionam na prática, concorda? Por isso, listamos alguns sites brasileiros de escritórios de advocacia que levam em consideração um ou vários dos requisitos que levantamos acima. Avaliamos os pontos positivos de cada um deles e compartilhamos agora com você.
Minhoto Advogados

Possui um design moderno, intuitivo e bonito. É responsivo, o que significa que pode ser acessado tanto do computador quanto do celular ou do tablet. Bastam poucos segundos na página para descobrir quais as especialidades do escritório, através do banner rotativo no topo da página e das descrições de cada área. Os serviços são explicados com clareza e há destaque para as notícias recentes. Além disso, possui um formulário de contato bem acessível, endereço físico, email, número de telefone e atalho para a página no Facebook. Além disso, os contatos estão disponíveis também no topo da página, o que é muito positivo para os clientes que entram no site apenas para buscar essas informações.
Ribas, Nöthen & Advogados Associados

Apesar de simples, o site é intuitivo, informa com clareza e é responsivo. O logo dá um toque especial ao design. Em poucos segundos, é possível descobrir, pelo banner rotativo, quais as áreas de atuação. Também é possível ler uma descrição mais detalhada em uma seção própria. Além disso, os contatos disponíveis estão todos listados no topo da página, no lado direito da tela, e no final da rolagem da página, com um formulário, endereço e telefone. O Ribas, Nöthen & Advogados Associados também reservou uma área especial para as notícias recentes, apesar de mais discreta do que a do escritório anterior. Outro ponto interessante é a escolha de um template de página única, bastante utilizada atualmente para deixar a navegação mais intuitiva.
Aguiar Toledo Advogados Associados

Apesar de não priorizar a área de atuação já no topo da página, os recursos visuais foram muito bem trabalhados e funcionam como um convite para continuar navegando no site. Um ponto interessante desse site é o destaque que ele dá para a assinatura da newsletter, forma muito eficiente de criar e manter o relacionamento com clientes atuais e potenciais. As notícias são valorizadas e há uma área destinada pra as especializações do escritórios. O site é responsivo e possui uma boa área de contatos, com formulário, endereço e telefone das duas unidades.
Koetz Advocacia

É um site de nicho muito bem estruturado. Bastante completo, o foco maior é no usuário, que encontra formas muito práticas de solucionar as suas dúvidas logo no início. Os conteúdos são priorizados e divididos em categorias, o que facilita bastante a busca. Além disso, o site destaca o atendimento online, um dos diferenciais da empresa, no topo à direita da tela. Outros dois pontos muito interessantes são o campo de busca, que contribui para a navegação rápida, e os formulários de contato segmentados de acordo com o interesse do internauta. O site também é responsivo. Obs: Essa é uma página interessante para ficar de olho e observar as estratégias de marketing digital que eles usam no meio jurídico.

 

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