Não é novidade para ninguém que conhecer o público-alvo em detalhes torna maiores as chances de sucesso de uma empresa. Quando se sabe exatamente para quem os produtos são desenvolvidos, é possível direcionar os processos para atender às demandas de forma específica e com mais efetividade.

Mas conhecer as minúcias do perfil do seu cliente pode ser uma tarefa difícil, principalmente se você trabalha com produtos inovadores e de foco abrangente. Pensando nisso, selecionamos algumas perguntas-chave que podem ajudar a descobrir as características do público-alvo, permitindo a concepção de campanhas mais efetivas de marketing digital e a personalização dos produtos de acordo com as necessidades dos clientes.

Por que conhecer o público-alvo?

Quando se fala em marketing digital, entender exatamente quem são os seus clientes é fundamental. Com tantas alternativas depersonalização para os anúncios à disposição na internet, ignorar o perfil do público-alvo significa perder dinheiro – ou, pelo menos, desperdiçar parte do seu potencial.

Conhecer os clientes significa entender como eles se comportam na internet e fora dela: em que horário estão online, onde moram, que idade têm, do que gostam, quanto estão dispostos a gastar e o que os motiva a isso. Trata-se, em outras palavras, de definir um cliente-padrão que personifique o seu público-alvo e possa servir como referência para as futuras campanhas de marketing.

Isso porque, com as informações detalhadas em mãos, é possível personalizar os anúncios e segmentá-los para que atinjam apenas o seu cliente em potencial. Várias ferramentas de marketing digital permitem esse direcionamento, como e-mail marketing, Google Adwords e Facebook Ads. Assim, você foca em quem realmente importa e economiza dinheiro.

5 perguntas para definir o público-alvo

De acordo com o consultor empresarial Peri Pakroo, em artigo publicado no portal Nolo, as características que melhor classificam o seu público-alvo incluem:

– Idade
– Gênero
– Nível de renda
– Hábitos de consumo
– Ocupação
– Estado conjugal
– Condição familiar (filhos ou não)
– Localização geográfica
– Etnia
– Ideologia política
Hobbies e interesses

Conseguir essas informações é essencial para montar o perfil do seu cliente, mas não diz muito sobre o seu comportamento e as razões pelas quais o consumidor é motivado a comprar o seu produto. Para chegar a essas informações, o especialista em marketing digital Jayson DeMers, em artigo no site da Forbes, enumera cinco perguntas fundamentais:

  1. Quem são eles?

Para responder a essa pergunta, você precisa descobrir as características citadas acima. Uma alternativa para entender o perfil do seu cliente é investir na análise de mercado. É possível citar alguns exemplos: uma loja especializada em utensílios maternos provavelmente terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas, enquanto uma loja de bicicletas talvez veja o cliente-padrão definido como um homem solteiro de 18 a 25 anos.

  1. Quais são suas maiores necessidades, problemas e desejos?

Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, é necessário compreender os principais motivos que o levam a consumir. Pode ser uma necessidade específica e temporária ou um desejo antigo e permanente. Tudo vai depender do seu nicho de negócio e do cliente que você pretende atingir. Ao descobrir a motivação, é possível direcionar o produto e as campanhas de marketing para melhor atender à demanda.

  1. Onde eles buscam informações?

Esse dado é fundamental para acertar na campanha de marketing. Se o seu cliente em potencial tem o hábito de ler jornais e não costuma passar muito tempo online, é preciso descobrir quais são esses jornais e quanto tempo ele costuma dedicar à leitura. Toda a informação é relevante para direcionar sua publicidade e torná-la mais assertiva.

  1. Qual o diferencial do produto?

A melhor maneira de atrair o público-alvo é explicar claramente o diferencial da sua empresa na comparação com a concorrência. Como o seu produto irá beneficiar o cliente? A ideia é descobrir por que o cliente escolhe a sua empresa em detrimento dos concorrentes.

  1. Em quem eles confiam?

Quais são as referências do seu setor? Quem são as pessoas capazes de criar opinião e ditar os rumos do mercado? Podem ser especialistas, celebridades, esportistas… Tudo depende do seu nicho de atuação e do público-alvo do seu produto. Ao identificar essas pessoas, marcas ou empresas, você pode investir na conexão, de forma a transferir a credibilidade delas pra o seu produto.

Por fim, vale lembrar que de nada adianta definir o público-alvo da empresa em todas suas especificidades se você não usar as informações ao seu favor. Seja na campanha de marketing digital ou no aprimoramento do produto, cabe a você direcionar a atuação da empresa para ser mais efetivo – e gerar um retorno maior para o seu caixa.

 

Fonte: Destino Negócio

COMPARTILHE: