Sempre que estamos pensando em comprar alguma coisa ou precisamos de um serviço, vamos pesquisar sobre ele, certo? Você já viu aquele amigo no Facebook pedindo uma dica de restaurante, uma indicação de lugar para arrumar o celular, uma sugestão de agência de turismo… Certamente você também já fez isso.

É muito comum usar a internet para comparar preços, buscar referências de boas marcas e conhecer a experiência de outros clientes. Atentas a esse comportamento, muitas pequenas empresas tratam de fazer perfis em redes sociais e colocar um site no ar – mas ainda são um pouco resistentes sobreinvestir em marketing digital.

Por isso fizemos este post, para mostrar por que vale a pena investir em marketing digital para pequenas empresas.

Marketing digital para pequenas empresas: por quê?

Estar presente na internet é muito importante, mas somente isso pode não ser suficiente. Conforme já explicamos aqui no blog por que não ter um planejamento pode ser um erro.  O site e as redes sociais da sua empresa precisam ser mais do que apenas uma vitrine – eles têm de ganhar o interesse do seu público e convencê-lo de que sua empresa é a melhor escolha. E isso fica muito mais fácil quando você tem uma estratégia bem definida.

Estratégias de marketing digital para pequenas empresas?

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que ele é mais assertivo, pois foca em atingir apenas o público que já demonstrou interesse no que sua empresa oferece. A segmentação do público no marketing digital é mais precisa do que nos meios tradicionais – como anúncios de jornal, por exemplo. Na Phigital, utilizamos uma metodologia que abrange duas estratégias de marketing digital:

O outbound marketing consiste em fazer anúncios da sua empresa direcionados para um perfil específico de público. A seleção é feita com base em interesses, necessidades, poder aquisitivo e outras características. Feito por meio das redes sociais e outros canais na internet, esse tipo de anúncio possui menor índice de rejeição do que os tradicionais e tem maior aproveitamento do investimento.

Já o inbound marketing utiliza o conteúdo para atrair clientes. Posts para blog, e-books, planilhas – todo tipo de informação que interesse as pessoas que estão procurando sobre a área de atuação da empresa ou pesquisando sobre o que ela oferece. Ao entregar conteúdo de qualidade, a empresa ganha relevância e confiabilidade do público, e vai carregando ele pelo processo de decisão de compra até ele decidir adquirir o produto ou serviço.

Vantagens do marketing digital para pequenas empresas

Então agora chegou o momento de falarmos sobre as vantagens do marketing digital para pequenas empresas: ao adotar essas estratégias de marketing digital, as pequenas empresas conseguem atingir um público que já está interessado e, portanto, é mais fácil de conquistar e fidelizar os clientes. Nas campanhas pela internet, também é possível medir os resultados com precisão, ver o que deu e não deu certo – e assim focar o investimento naquilo que funciona e traz resultado.

Além disso, existem muitas formas de atrair o público gratuitamente, como pelo compartilhamento de publicações nas redes sociais e pela busca orgânica do Google.

Tudo isso gera um ótimo custo-benefício para as pequenas empresas, e é possível ter bons resultados mesmo com investimentos iniciais baixos. Por ter uma ótima taxa de retorno o marketing digital é uma das melhores opções hoje para alavancar o seu negócio.

 

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