Você decidiu trabalhar com delivery e inevitavelmente vender pela internet. Ok, boa decisão para expandir sua empresa, mas à partir dessa decisão várias dúvidas irão surgir.

A mais comum delas é: Usar marketplaces (iFood, PedidosJá, Comer na Web e etc.) ou ter um site próprio com sistema de pedidos online para sua pizzaria?

Cada opção possui suas particularidades, listamos os principais prós e contras:

Marketplace

phigital-marketplace-pizzaria

Marketplace de delivery são sites e aplicativos que conectam quem tem fome com quem quer vender comida. Após o cliente digitar o seu CEP ou informar sua localização pelo GPS do smartphone o marketplace exibe os estabelecimentos (restaurantes, pizzarias, lanchonetes e etc.) próximos a ele.

Prós – Marketplace

  • Você só paga se vender – Na maioria dos marketplaces você não paga mensalidade, mas sim taxa sobre os pedidos.
  • Facilidade e rapidez para começar a vender – Basta cadastrar a sua pizzaria e o cardápio para começar a vender.
  • Publicidade – Você se beneficia da publicidade realizada pela plataforma para trazer novos visitantes.

Contras – Marketplace

  • Altas taxas – É verdade que você só paga se vender, mas quando paga as taxas geralmente são altas, entre 10% a 12% do valor do pedido. Isso somado à taxa de cartão de crédito pode reduzir drasticamente sua margem de lucro.
  • Base de cliente – Sua empresa não possui acesso a base de clientes para ações de relacionamento.
  • Grande concorrência – Sua pizzaria será listada junto aos seus concorrentes.
  • Não permite domínio próprio – Você não pode usar um domínio próprio (www.suapizzaria.com.br) , desse modo você acaba divulgando a plataforma e não apenas a sua marca.
  • Personalização de Layout – Pouca ou nenhuma personalização de layout para se diferenciar dos seus concorrentes.
  • Integração com seu sistema – Raramente as pizzarias conseguem integrar essas plataformas com os sistemas que já utilizam. Isso quer dizer que você terá de redigitar os pedidos para o seu sistema para que possa ter o controle de caixa, estoque, pedidos e etc.

Site Próprio

phigital-site-para-pizzaria

Muito mais do que um simples site institucional com cardápio e localização, o site da sua pizzaria deve contar com um sistema de delivery para receber os seus pedidos. Você pode contratar uma empresa para desenvolver o seu sistema exclusivo ou contratar uma solução já existente.

Geralmente essas soluções são contratadas como serviço, onde você paga uma mensalidade que lhe dá direito do uso do sistema, suporte, manutenção e atualizações.

Confira as principais vantagens e desvantagens de se usar um site próprio:

Prós – Site Próprio

  • Sem comissões – Você paga um valor fixo por mês independente do número de pedidos.
  • Total acesso a base de clientes – Você tem total acesso aos clientes cadastrados para ações de marketing.
  • Domínio próprio – Seu site é hospedado no domínio da sua pizzaria (www.suapizzaria.com.br) o que fortalece sua marca e passa mais credibilidade para o cliente.
  • Personalização – Alta capacidade de personalização do seu site e informações da sua pizzaria.

Contras – Site Próprio

  • Publicidade – Você deve fazer sua própria publicidade para atrair clientes para o seu site.
    Está listado como um contra, mas na verdade se você estava disposto a investir em publicidade online é melhor investir divulgando a própria marca do que uma plataforma de terceiros.
  • Implantação – Geralmente a implantação de um sistema próprio é um pouco mais trabalhosa, visto que possui mais opções e parâmetros para se configurar.

 

Conclusão

Agora que você conhece as principais vantagens e desvantagens desses canais de venda você pode decidir qual se encaixa melhor para as suas necessidades.

Recomendamos, sim, um site próprio. Mas se na sua cidade os marketplaces são bastante usados você não deveria ficar de fora e poderia operar com os dois. Focando suas campanhas de marketing para o seu próprio site e aproveitando os novos clientes que os marketplaces podem trazer.

Nesse caso os marketplaces devem ser vistos como uma vitrine, e as taxas como um investimento em marketing para atrair novos clientes.

Uma boa dica ao se trabalhar com marketplaces é enviar o seu material impresso (cardápio, panfletos, etc.) junto com o pedido, mostrando que você também possui um site próprio e assim tentar fidelizar o cliente. Quem sabe ele não compre direto com você em uma próxima oportunidade?

 

Fonte: Expresso Delivery

COMPARTILHE: