Quando você escuta ou lê o termo email marketing, o que você pensa que ele é? Seriam mensagens enviadas sem critério para endereços aleatórios, e sem controle do retorno?  Seriam aqueles emails enganosos de empresas que você nunca realizou uma compra ou, talvez, os indesejados SPAMS?

Se você acredita é disto que se trata o email marketing, você precisa rever os seus conceitos –a sua clínica pode ser uma das beneficiadas por ele.

O email marketing é uma ferramenta de comunicação direta que empresas mantém com seus públicos ou, no seu caso, pacientes. E as mensagens não são enviadas aleatoriamente: existem diversas formas de construir uma lista de emails benéfica tanto para quem recebe quanto para a clínica que envia.

Trata-se, portanto, de um canal direto e poderoso de conversar com seus pacientes. Conheça outros benefícios no artigo de hoje!

É barato e customizável

Liste diversas formas que o seu consultório ou concorrentes usam para divulgar a marca. A maioria provavelmente recorre a formas de marketing outbound, ou seja, publicidade em televisão, jornais e revistas, ou outdoors e panfletagem. Não há nada de errado com essas estratégias, que podem ser bastante eficazes. No entanto, elas são caras e, frequentemente, criam conteúdo semelhante para dois públicos diferentes: os potenciaispacientes e os que já são pacientes, ou seja, precisam ser tratados como quem já é de casa.

Com o email marketing você tem uma estratégia digital, muito mais barata, que preza pelo conteúdo certo para o público certo. Ou seja, você pode diferenciar, criando diferentes listas, as mensagens que envia para cada tipo de paciente – seja por tratamento, área, ou tempo de atendimento – como também convidar potenciais clientes de sua área a se tornarem clientes ou fazerem uma primeira consulta – oferecendo algum desconto, contando os benefícios ou educando sobre algum tema.

Transforma pacientes em clientes fidelizados

É preciso cuidar bem dos pacientes que já estão sendo atendidos pelo seu consultório. E é aí que entra o papel do email marketing: nutrir o seu público com informações úteis e fazer de tudo para que eles criem confiança e se tornem “clientes fiéis” da sua clínica.

Ou seja, ao criar campanhas informativas sobre sintomas e doenças comuns, novas aquisições da clínica e outras novidades, ou ao pedir um feedback sobre o atendimento ou oferecer algum benefício, você estará nutrindo a relação com o seu paciente, aumentando a sua reputação e confiança perante a ele.

Pode diminuir as faltas no seu consultório

O email marketing pode ser também uma ótima forma de otimizar o gerenciamento de pacientes para o consultório. Você pode automatizar o envio de lembretes na véspera da consulta e contribuir para que menos agendados percam o horário por esquecimento!

Da mesma forma, é possível entrar em contato com os pacientes que já não frequentam o consultório há algum tempo, ou perderam consultas consecutivas, e perguntar a eles o que aconteceu – ou se houve algo de errado.

Te dá mais informações sobre o seu serviço

Você precisa sobreviver a um mercado de saúde competitivo. Portanto, quanto mais informações você tiver sobre os seus pacientes – ou a sua clientela – melhor preparado o seu consultório estará para melhor atendê-lo.

E o email marketing é uma ferramenta que te oferece uma forma de conhecer melhor o seu público, aquele a quem você se dirige pelas campanhas informativas por email.

São diversas medidas: as taxas de abertura (qual porcentagem de remetentes abriu a mensagem?), as taxas de conversão (qual porcentagem abriu o email e clicou no link, ou realizou a ação sugerida pelo email?), as taxas de rejeição (quantos saíram da lista de inscrição e quais foram as mensagens com menor adesão do público?).

Tudo isto pode ser visualizado a partir de um sistema de email marketing – a maioria possui uma interface bastante amigável mesmo para os que não estão acostumados com o universo do marketing.

Afinal, estamos falando de uma ferramenta que pode ser usada em benefício de qualquer negócio e que, inclusive, pode ser o diferencial do seu consultório em relação aos outros concorrentes.

Tem alguma dúvida sobre os benefício do email marketing para consultório? Escreva um comentário abaixo para a gente!

 

COMPARTILHE: