O marketing digital tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo na última década. A estratégia de utilizar os meios digitais para encontrar novos clientes, se relacionar com eles e comercializar produtos e serviços traz benefícios inegáveis. No entanto, ainda existem empresas que titubeiam em saber se investir em marketing digital é vantajoso.

Essas objeções para a implementação de uma estratégia de marketing digital normalmente são frutos de pouca informação sobre o assunto. Comprovadamente todas as empresas podem se beneficiar com essas ações, independentemente do setor em que atuam.

8 motivos para investir em marketing digital

Para te ajudar, separamos oito motivos que exemplificam por que investir em marketing digital é essencial para se manter vivo no mercado:

1) Abrangência geográfica

As ações de marketing tradicional têm uma abrangência restrita a áreas específicas – seja um outdoor em determinada rua ou até uma página em uma revista X. O investimento fica reduzido a pessoas que irão entrar em contato direto com aquela estratégia e prestar atenção suficiente nela para absorver as informações.

Já no marketing digital essa abrangência perde as linhas geográficas e pode atingir pessoas de todos os locais do Brasil e do mundo. Por meio de conteúdo que a própria pessoa busca, ou seja, que está genuinamente interessada, ela entra em contato com a sua empresa e pode começar um relacionamento.

2) Fortalecimento de marca

Em meio a um mundaréu de opções de empresas de todos os setores é complicado se destacar, não é mesmo? Especialmente se outros players do mercado têm muito mais poder de investimento do que a sua ou estão no mercado há mais tempo. Mas o marketing digital consegue trazer quase todos os negócios para o mesmo nível. Porque aqui é necessário mais tempo e dedicação do que dinheiro.

Uma parte dessa dedicação acontece nas estratégias para melhorar o posicionamento em mecanismos de busca e em referências externas à sua empresa. Com uma atuação forte na produção de conteúdo especializado e condizente com as dores da sua persona, uma empresa consegue aumentar a sua relevância no mercado. Tornando-se cada vez mais uma autoridade no assunto e sendo referenciado por outras empresas do setor.

Também é possível construir uma imagem positiva por meio das redes sociais e outros canais de comunicação direta com o público.

3) Análise concreta dos resultados das ações

Com as mídias tradicionais é difícil saber a efetividade de cada ação de marketing. Como saber quantas pessoas exatamente foram impactadas por um anúncio de jornal ou uma propaganda veiculada em um outdoor ou programa de TV? Quanto disso se refletiu em compras para a sua empresa?

Já com o marketing digital, cada ação tem uma métrica e um retorno de investimento claro. É possível verificar qual peça específica teve um resultado melhor, horários, localização ou até quais canais foram mais efetivos em encontrar o público certo. Ou seja, é possível ter números exatos para custo de atração, captação e conversão. Um estudo da Hubspot, por exemplo, mostra que o ROI das empresas que decidiram investir em marketing digital pode ficar até 60% maior do que comparado ao marketing tradicional.

Essas métricas permitem acompanhamentos e ajustes em tempo real. Confira mais sobre esse assunto no post “Quanto tempo vou demorar para ter retorno com marketing digital?

4) Resultados mais duradouros

Determinadas ações do marketing digital, como a produção de conteúdo, por exemplo, demoram alguns alguns meses para mostrar resultados. No entanto, esses resultados serão progressivos e tendem a só aumentar com o passar do tempo. O que foi publicado ficará no ar indefinidamente e continuará a gerar resultados mesmo meses depois de ser concluído – se for realmente relevante e de qualidade. Ao contrário de uma ação de marketing tradicional que acaba a partir do momento que deixar de ser veiculada.

5) Estar onde seu público está

É dispensável dizer que as pessoas têm estado cada vez mais conectadas à internet em seu dia a dia, mas mesmo assim algumas empresas ainda ignoram este fato e decidem não investir onde as pessoas efetivamente estão indo para se informar antes de comprar.

Para se ter uma ideia, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, afirma que o brasileiro passa em média 3h39m conectado por dia na internet. Já levantamentos do site Viver de Blog apontam que 57% das empresas já adquiriram ao menos um cliente direto por um blog e 67% das empresas B2C já conquistaram um pelo Facebook.

A internet permite que você encontre seu cliente ideal nas plataformas onde ele mais acessa conteúdo e no formato que ele prefere. Pode ser por redes sociais, informações em mecanismos de busca, vídeos, sites especializados, etc. Ou todos ao mesmo tempo.

6) Público segmentado

Conhecer o público-alvo a fundo é essencial quando a intenção é ser efetivo e com menos custos. E essa é uma das grandes premissas do marketing digital: a criação de personas – uma representação do seu cliente ideal – que ajudam a segmentar conteúdo, ações e estratégias.

Desta maneira, a sua empresa consegue criar campanhas e se comunicar com o público certo no momento de interesse deles, ao invés de com um público maior que dificilmente se tornará seu cliente no futuro.

7) Menos custos do que marketing tradicional

No momento de um investimento, todo empresário pensa no retorno que ele pode dar ao seu negócio – seja financeiro ou de imagem. E essa é uma das grandes vantagens de investir em marketing digital. Por ser mais focado e segmentado, o custo é 62% menor nos meios digitais se comparado com os tradicionais.

Isso porque comprar um espaço de mídia na televisão, em revistas, jornais ou no rádio é mais caro do que a produção de um site responsivo. Algumas mídias como redes sociais não têm custo algum para manutenção.

8) Criação e manutenção de relacionamento com clientes

A internet é uma via de mão dupla, que permite uma comunicação entre empresa e cliente de forma mais direta. Essa aproximação, se bem feita, garante a criação e a manutenção de um relacionamento com os consumidores que podem vir a se tornar defensores da sua marca no futuro.
Ainda está em dúvida sobre investir em marketing digital? Fique ligado no nosso blog que publicamos semanalmente conteúdos sobre o assunto.

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