A velocidade com que as mudanças tecnológicas ocorrem nos dias de hoje já não é a mesma do passado. Assim como a forma de viver mudou, mudaram as nossas necessidades e hábitos do dia-a-dia. O mercado acompanhou tais mudanças e a internet criou um novo ambiente cujas possibilidades são infinitas. Nesse cenário o marketing digital nasceu e através das inúmeras ferramentas disponíveis possibilitou que muitos empreendedores utilizassem estratégias inovadoras, como o Inbound Marketing, por exemplo, para romper barreiras e alcançar novos nichos de atuação. Devido ao retorno rápido e a comprovada eficiência, o marketing digital vem conquistando também o meio jurídico e proporcionando excelentes resultados aos profissionais que conseguem aproximar-se do grande público, divulgar seu trabalho e ainda estabelecer uma relação difícil de imaginar a alguns anos atrás.

 

O que é Marketing Digital e Inbound Marketing?

Ambos os termos são muito recentes no meio empresarial e ainda se encontram em constante evolução, como o próprio meio digital exige. Em definição clássica, o marketing digital abrange as ações de comunicação estabelecidas por empresas que utilizam das diversas técnicas digitais para comercializar ou divulgar seus produtos e serviços, visando conquistar novos clientes e criar uma rede de relacionamentos.

Já o Inbound Marketing, é uma estratégia de mercado implantada no ambiente virtual que busca, através de ações de marketing, conquistar o interesse das pessoas, seja através da produção de conteúdo relevante, publicações em mídias sociais, entre outras. O Inbound Marketing segue estratégias opostas ao Outbound Marketing, ou marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com seu público através de revistas, televisão e jornal. Ou seja, você não procurou por aquele anúncio, ele invadiu o seu espaço e chamou sua atenção. Isso não ocorre no Inbound, que prega que atrair o público através dos seus interesses é a grande sacada.

As diferenças entre o Inbound Marketing e o Marketing Digital estão nas suas técnicas e aplicações: enquanto o primeiro está focado em captar possíveis clientes e aumentar as vendas, o segundo não necessariamente cuidará disso, pois pode tratar de outros assuntos, como melhorar o relacionamento dos consumidores com determinada marca, dar audiência ao blog de uma empresa, etc.

 

Qual a importância de traçar uma boa estratégia?

É fundamental para quem queira adentrar no mercado digital que uma estratégia de marketing seja bem estabelecida, pois só assim o empreendedor conseguirá compreender o mercado em que a empresa atua, o perfil de seu público e as suas necessidades e objetivos para alcançar o sucesso através de ações na internet, que podem variar desde navegabilidade e conteúdo do site, até o tipo de linguagem e a seleção das redes sociais a serem atribuídas ao negócio.

Possuir uma estratégia antecipada possibilita ainda que você avalie as metodologias que deverá implantar no seu negócio para que ele alcance as metas desejadas, através da fórmula que mais se enquadre às suas necessidades. Em outras palavras, você deve se perguntar: o que o marketing digital pode fazer pelo seu negócio ou aonde quer chegar com estas ações? Só a partir destas respostas é que o empreendedor poderá definir as suas escolhas e expandir os seus negócios.

 

Dicas para implantar o Inbound Marketing em seu negócio

Implantar o Inbound Marketing pode ser um desafio, mas ajudará e muito a aprofundar e testar os seus conhecimentos sobre o seu escritório e os serviços oferecidos por ele, e isso pode ser ótimo para os negócios. Em primeiro lugar, estabeleça uma estratégia e avalie o que você deseja com conteúdos digitais. Seja um pesquisador atento aos detalhes, conheça o seu público e se interesse por suas preferências, seus problemas e hábitos, possibilitando criar uma ligação duradoura. Depois, estruture uma plataforma online, seja ela um aplicativo, site ou rede social e forneça uma boa presença na internet.

Através da plataforma, produza conteúdo interessante e com algum diferencial para atrair audiência e fortalecer vínculo com seus possíveis clientes. Algumas agências e ferramentas online possibilitam que o empreendedor tenha acesso a gráficos e tabelas que medem diversos fatores, como por exemplo, a frequência de acesso, possibilitando contabilizar os dias e os temas que mais chamaram a atenção do público, e abrindo possibilidades de você explorar os assuntos mais relevantes e ampliar a sua rede de relacionamentos.

Pronto para implantar uma estratégia de marketing digital através das nossas dicas?

 

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