Novos profissionais precisam, além de competência, preocupar-se também em como obter clientes para seu consultório. Assim, é necessário ter uma estratégia para divulgar seus serviços, de modo a atrair público e conquistar seus primeiros clientes.

Um dos grandes problemas encontrados é a forma de fazer marketing médico sem ter capital para iniciar o processo. Se este é o seu caso, confira algumas dicas que podem servir para divulgar seus serviços de forma eficiente e, o mais importante, mais barata.

 

1 – Defina seu público-alvo

Conhecendo as necessidades de seus pacientes, você tem maiores chances de se divulgar como um profissional capaz de resolver seus problemas. É muito comum que novos profissionais entrem no mercado sem muita noção de como devem se portar para conquistar clientes.

Muitos querem ser conhecidos como os “melhores” em simplesmente tudo o que são aptos a fazer. Atuar em nichos e ser reconhecido em segmentos específicos do mercado é muito mais fácil e… barato.

Sendo assim, uma dica interessante é procurar entender melhor as demandas dos possíveis clientes na região em que você atua e preparar uma estratégia de marketing eficiente e direcionada para atender seus interesses.

Quanto mais direcionado seu marketing é, mais barato e efetivo (em geral) ele sai.

 

Vou te dar um simples exemplo (exagerado, mas ilustra bem):

Suponhamos que um ginecologista resolve anunciar seus serviços em duas rádios diferentes, de mesmo volume de audiência.

A primeira é uma rádio esportiva. A segunda é uma rádio que toca música sertaneja.

E, antes de continuar, já aviso: esse é um mero exercício estatístico e não um julgamento, ok?

SEM SOMBRA DE DÚVIDAS, a probabilidade de se atingir mais mulheres é maior na rádio sertaneja. A rádio esportiva, por outro lado, CERTAMENTE tem uma audiência mais masculina.

Assim, o mesmo valor investido vai atingir MAIS MULHERES na rádio sertaneja do que na rádio esportiva.

Dessa forma, simplesmente entendendo melhor o público-alvo (no caso do amigo ginecologista… mulheres!), o marketing direcionado saiu mais barato e eficiente!

Esse ginecologista está investindo em criar uma marca forte… no seu nicho de mercado! Para ele, pouco importa se o homem que gosta de esportes sabe que ele é um ginecologista que atende no local X. Esse é um conceito que mudou muito com o advento das “novas mídias digitais” e com o avanço da internet.

Antes, só existiam veículos de comunicação em massa para fazer publicidade. Eles eram caros e pouco acessíveis para a maioria. Hoje, qualquer um pode usar ferramentas de marketing digital para divulgar seus serviços, de forma 100% certeira e segmentada!

A internet permite que um profissional anuncie apenas para “mulheres de 33 anos”, por exemplo. Vantagens? Custo baixo e acertividade!

Obviamente, esse foi um exemplo nítido e óbvio. O exercício pode ser muito mais difícil para outras especialidades. Mas vamos dar mais 2 exemplos:

  • O pediatra que foca seus anúncios em mulheres entre 30-40 anos (não estou dizendo que mulheres entre 20-30 não têm filhos, mas simplesmente dizendo que é mais provável que o percentual de mães no primeiro grupo é maior);
  • O endocrinologista e o nutricionista que focam em adultos jovens sedentários e obesos.

Certamente esses profissionais pagam muito menos do que aqueles pediatras que anunciam para todas as mulheres e os endocrinologistas que querem atingir todos os pacientes.

2 – Trace um plano de marketing

Não saia do zero. Tenha um objetivo traçado e trabalhe para alcançá-lo. Assim, ficará mais fácil usar as ferramentas disponíveis para divulgar seu trabalho.

Faça um planejamento estratégico de marketing de forma abrangente, começando com uma análise de mercado, elaborando o seu posicionamento dentro dele e desenvolvendo um plano de marketing. Assim você terá meios para decidir quais ferramentas trarão melhores resultados dentro do processo de divulgação.

 

3 – Trabalhe com marketing digital

Em tempos modernos, é inevitável marcar presença em ambiente online de maneira eficiente. Sendo assim, pense na possibilidade de divulgar seus serviços em redes sociais como o Facebook, por exemplo. Na rede é possível criar uma fanpage onde o bom trabalho pode transformar você em autoridade e referência em seu segmento de trabalho.

Além do Facebook, você pode trabalhar com Twitter e Google Plus, para obter maior alcance em seus anúncios. Outras ferramentas, como websites, garantem maior credibilidade ao seu negócio e permitem um relacionamento mais facilitado com seus clientes. Fizemos uma revisão bem legal sobre sites em saúde, que pode ser vista aqui.

Blogs são excelentes para divulgar conteúdo de qualidade, estratégia cada vez mais utilizada por profissionais que querem mostrar o potencial de seu serviço tratando de assuntos de relevância para o cliente em potencial.

 

Já passou o tempo do boca a boca

Anos atrás, quando não havia internet, muito menos ferramentas capazes de conectar as pessoas com tanta facilidade quanto hoje, a solução para novos profissionais que não tinham dinheiro para investir em uma campanha de marketing tradicional, era apostar no boca a boca.

Entretanto, esse tempo ficou no passado. Hoje em dia as pessoas passam horas conectadas, o que permite que campanhas direcionadas a serviços de seu interesse façam sua divulgação também nesse ambiente. Segundo o próprio site do Google, cerca de 77% dos pacientes buscam um médico no Google antes de marcarem suas consultas. Sendo assim, é hora de marcar sua presença online mesmo que seja para mostrar credibilidade para seus possíveis pacientes.

Além disso, o marketing bem feito é uma ótima forma de diminuir faltas no consultório!

 

Marketing médico: uma oportunidade para crescer

Quer atrair clientes para o seu consultório, mas não possui experiência, muito menos dinheiro para investir em marketing? Não se preocupe. Aposte no potencial do marketing médico e obtenha bons resultados para sua carreira.

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