Qualquer que seja a atividade corporativa ou de mercado, as redes sociais, bem como outras ferramentas do meio eletrônico, se tornaram essenciais para que uma organização, seja ela empresarial ou não, consiga desenvolver bons relacionamentos com os clientes e alta margem de divulgação.

No âmbito do marketing jurídico não é diferente, e o advogado precisa saber aproveitar o que de melhor estas mídias podem lhe proporcionar. Que tal ver algumas dicas a respeito do assunto?

Escolha as redes sociais onde seu público-alvo estiver e foque nelas

Esta parece ser uma recomendação quase óbvia, mas ela é mais especificamente útil para que o advogado deixe de gastar tempo em redes sociais onde haveria poucas chances de poder criar uma comunicação constante e variada com clientes já fidelizados e potenciais. Procure identificar onde estão os nichos de mercado, bem como onde os grupos ou comunidades de seu interesse estão mais presentes, e mantenha o foco nestas relações interpessoais, em vez de querer abraçar todas as mídias sociais ao mesmo tempo.

Defina estratégias diferentes para cada rede

Cada rede social tem suas características e peculiaridades: algumas permitem a publicação de imagens e textos maiores, como o Facebook e o Google+; outras, como o Instagram, são bem focadas na publicação de imagens; o Youtube, por exemplo, é voltado para vídeos; e há ainda aquelas que, como o Twitter, beneficiam as publicações mais diligentes e de menor extensão. Isso significa que é preciso criar estratégias diferentes para estar, de maneira produtiva, nas várias redes sociais. Simplesmente replicar as mesmas publicações em várias redes sociais não renderá os frutos esperados.

Separe suas páginas pessoais daquelas do escritório

Esforce-se para não misturar na Internet aspectos de sua vida mais íntima com seus projetos do meio advocatício. Assim, sua reputação e postura enquanto advogado ficarão mais ilibadas e resguardadas, sem comprometer suas particularidades, família e relações domésticas.

Faça publicações com pouco “juridiquês”

Tente ser o mais inteligível e claro possível nas redes sociais, com o objetivo de atingir um bom entendimento da maior parte de pessoas que puder. Logicamente, existem termos técnicos do meio jurídico que são incontornáveis, mas evite o excesso de formalismo. Deixe isso para ser usado no ambiente dos tribunais, caso houver necessidade. Nas redes sociais, a ideia é obter o máximo de interatividade realizável.

Evite assuntos polêmicos ou extremamente opinativos

Temas relacionados a matérias mais delicadas, como religião, sexualidade e política, a não ser que tenha a ver diretamente com sua atuação, devem ser evitados. O mesmo vale para suas opiniões pessoais acerca de assuntos que não tenham a ver diretamente com seu trabalho jurídico. Deixe essas publicações para sua página pessoal, e não para ser visto em seu material corporativo.

Relacione-se com seu público

À medida que receber comentários, “curtidas” e compartilhamentos, envolva-se nas conversas e procure se relacionar com as pessoas que estão interagindo com suas publicações. Jamais deixe de responder a perguntas ou tirar dúvidas de seus contatos.

Integre o website do escritório às páginas das redes sociais

Nas páginas que você tem nas diversas mídias sociais para o escritório, você deve expor, em local de fácil visualização, o link para o respectivo website. Ele pode ser repetido, também, nas publicações que você divulga. Esta é uma forma bastante eficiente para levar as pessoas que estão conectadas a você através das redes sociais para conhecer o portal do escritório e, por consequência, os serviços que você oferece. Da mesma maneira, insira botões em seu website, para levar às redes sociais os clientes que ainda não estejam a par de que você está presente em diversas mídias eletrônicas.

Hoje em dia, os advogados não podem deixar de aproveitar as vantagens das redes sociais, para se comunicar e se relacionar com seu público e ampliar sua carteira de clientes. Como você vem utilizando as redes sociais em benefício de sua atividade advocatícia?

 

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