Cada vez mais empresas se utilizam do marketing de conteúdo para vender e divulgar os seus produtos. Até porque a realidade atual é de clientes mais exigentes e menos propensos ao impacto da publicidade tradicional. Esse cenário levanta o desafio: como chamar a atenção do público-alvo sem aborrecê-lo?
O marketing de conteúdo surge justamente para responder a essa pergunta. A proposta é gerar conteúdo (seja em texto, vídeo, áudio ou imagem) de qualidade, sobre assuntos que têm a ver com a marca e com os interesses do público. É a partir dessa produção original que leads de venda qualificadíssimos serão gerados.
Como chamar a atenção do internauta
O professor e consultor de marketing digital e CEO da agência Fabulosa Ideia, Rafael Terra, usa uma analogia. Para ele, a web pode ser comparada a um oceano, e o marketing de conteúdo é a isca para fisgar o cliente, que é o peixe.
Para conseguir um bom número de peixes, o primeiro objetivo é deixar a marca bem posicionada nos mecanismos de busca. Apesar de eficiente, a estratégia leva tempo. “Você não vai começar um blog e na outra semana já estar nas primeiras páginas dos buscadores. Dá resultado, mas é preciso frequência de atualização”, explica Terra.
4 dicas para um marketing de conteúdo eficaz
Entender como funcionam os mecanismos de busca do Google já é um começo para ter melhores resultados com o marketing de conteúdo, mas só isso não basta. Confira outras quatros dicas do CEO da Fabulosa Ideia para chamar a atenção dos clientes online.
1. Reforce sua marca
Outro fator muito importante do marketing de conteúdo é o reforço da promessa da marca. Hoje, como as marcas são muito parecidas, muitas pessoas escolhem com base nos bens intangíveis que estão em torno dela. O life style, os seus embaixadores, sua poesia no Instagram, seu atendimento e sua arquitetura são exemplos. Tudo isso é conteúdo.
2. “Escute” seu consumidor
Pense em marketing de conteúdo como uma conversa entre amigos. Para ser eficaz, é preciso que o discurso esteja afinado entre as partes, para que haja interesse. E o melhor jeito é justamente descobrir que esse papo, que esse produto, passa o seu valor de marca e cria afinidade na outra ponta. Por isso, é importante “escutar” seu consumidor, seus hábitos na web e ser relevante dentro deste contexto.
3. Invista nas redes sociais e no mobile
Apesar de a internet oferecer vários canais de comunicação, hoje, quem manda são as redes sociais e o mobile. Você tem que estar com conteúdo relevante nestas plataformas, respeitar a linguagem de cada uma e, é claro, desenvolver layouts responsivos nos seus canais online.
4. Tenha profissionais capacitados
E quem colocará em prática todas essas dicas? É difícil ter todas qualidades em um só profissional. Nesse sentido, o melhor caminho é contar com o trabalho em equipe, seguindo a equação planejamento + produtor de conteúdo + design.
“O planejamento será responsável pela estratégia, por zelar pelo objetivo do cliente e fazer mensuração. O produtor de conteúdo será responsável pela produção diária e o relacionamento que este conteúdo gerará. E o design transformará tudo em imagens e vídeos, pois são estes dois formatos mais assertivos”, finaliza o especialista.