A grande vantagem da nutrição de leads é a valorização do relacionamento entre clínica e paciente. Isso é extremamente importante, porque muitos dos atuais e potenciais pacientes, mesmo que acompanhem seu trabalho na internet e se cadastrem em sua lista, podem não estar prontos ou dispostos a marcar uma consulta no tempo que você imagina.

É aí que a nutrição de leads em uma estratégia de e-mail marketing se torna eficiente. Ela prepara a pessoa já com um interesse inicial em seu trabalho para se tornar um paciente do seu consultório no melhor momento. É como se fosse um camisa 10, em um clássico do futebol, que conduz a bola da defesa para entregar aos atacantes em melhores condições de finalizar.

Veja a seguir algumas dicas para nutrição de leads em clínicas médicas:

Como fazer uma boa nutrição de leads

Essa tática consiste no envio de e-mails periódicos para a sua base com algum conteúdo que agregue valor ao seu lead. É uma forma de se mostrar presente, ativo e participativo na vida da pessoa. Isso deve ser feito de forma discreta, sem ser invasivo. Imagina que chato seria sua clínica entrar em contato a cada 15 dias, 1 mês ou 6 meses, apenas para lembrar seu paciente de uma consulta?

Em vez disso, você pode programar o envio de e-mails para disparar mensagens até com mais frequência e com conteúdos relevantes, informativos, que não tenham apenas a intenção de lembrar ou convencer o possível paciente a realizar uma consulta.

Apareça e seja lembrado pelas pessoas

Estamos falando de aparecer levando informação de qualidade e algo benéfico para o público. Agregando conteúdos leves, porém relevantes para os pacientes, você fortalece a sua marca e mantém a imagem da sua clínica viva na lembrança das pessoas.

A intenção é construir boas lembranças com o tempo para fazer com que seus pacientes retornem sempre que necessário ao seu consultório. Reciprocidade seria a melhor palavra. Você deve buscar gerar autoridade e confiança para que eles coloquem sua clínica como preferência.

Exemplo

Se você tem uma clínica que atende a diversos segmentos, como odontologia, oftalmologia, pediatria, ortopedia etc., poderá criar um fluxo com o envio de conteúdos dessas diversas áreas — como uma newsletter com links e resumos de diferentes posts levando até seu site/blog.

Se preferir, poderá criar listas segmentadas de acordo com as necessidades e interesses de cada pessoa. Você pode pedir essas informações no momento do cadastro pessoal do paciente em sua clínica, em uma página de inscrição no seu site ou em um formulário por e-mail.

Em qualquer uma dessas maneiras, você manterá sua base de contatos atualizada a respeito dos serviços que sua clínica oferece. Assim, atua em 3 frentes:

  1. Agregando valor ao oferecer bons conteúdos e informações que auxiliem o paciente em seu dia a dia;
  2. Mantendo as pessoas atualizadas a respeito das atividades da sua clínica — é sempre bom deixar disponível no final de cada e-mail um botão que leve a pessoa até o site ou os telefones do consultório para que ele possa buscar mais informações ou marcar uma consulta —, mas sem forçá-las a fazer isso;
  3. Auxiliando os pacientes com lembretes sobre consultas marcadas ou enviando mensagens personalizadas para aqueles que frequentam o consultório há mais tempo ou estão sob algum tratamento (por exemplo: novidades nas instalações, novos serviços, felicitações nos aniversários dos pacientes ou em datas comemorativas).

Explore o potencial desse processo

A nutrição de leads é uma tática eficiente porque atende o propósito do marketing de conteúdo que é de ajudar as pessoas. E, na área da saúde, todo e qualquer tipo de auxílio respaldado por um profissional é bem-aceito.

Outro detalhe que faz da nutrição de leads ser tão recomendável é a sua facilidade de gerenciamento do fluxo, pois o processo pode ser todo automatizado.

Agora, aproveite para saber como tirar proveito da automação de e-mails no seu consultório! Se você quiser tirar alguma dúvida, é só deixar a sua questão em nosso campo de comentários.

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