Em meio a crises financeiras, empresas buscam reduzir gastos para tentar se manter no mercado. E na grande maioria das vezes o marketing é um dos setores mais afetados. Enxugar custos que não trazem retornos não só é recomendável, mas essencial. No entanto, apenas o marketing feito errado, sem métricas e objetivos claros e alinhados com as estratégias da sua empresa, é que é caro e sem retorno. Quando ele é bem planejado é um investimento importante tanto para seu setor de vendas quanto para o branding do seu negócio.

Por isso diversas empresas têm preferido mudar o tipo de investimento em vez de cortá-lo, o que explica o crescimento acelerado do marketing digital no Brasil – cerca de 14% de 2014 para 2015, segundo uma pesquisa da IAB Brasil. As estratégias digitais têm objetivos e ações mais focadas, o que permite mais acerto com menos dinheiro investido. De acordo com a HubSpot, empresas que investem em inbound marketing têm um ROI 60% maior do que as que investem apenas em outbound marketing. Mas como viabilizar a transformação digital da sua empresa?

Como viabilizar a transformação digital

Reserva do faturamento

Prever um budget específico para a equipe de marketing trabalhar é uma boa maneira de viabilizar a transformação digital da sua empresa. Isso porque quando você não tem um valor separado e previso para as ações, começa a tirar de outros setores para compensar e isso realmente surge como um gasto.

A recomendação é de que entre 3% e 5% do seu faturamento mensal seja destinado às ações de marketing da sua empresa. Esse percentual pode ser maior ou menor dependendo da sua necessidade de investir em meios tradicionais ou somente online. Esta também é uma boa maneira de sempre prever aumento no valor investido – afinal, se a sua empresa cresce, o faturamento também e as ações de marketing também.

Parcerias

As parcerias são uma excelente maneira de reduzir os custos com determinadas estratégias e ainda conseguir alcançar uma base de clientes mais – a sua e a do seu parceiro. A empresa pode cofinanciar um evento de uma parceira, produzir conteúdo em conjunto e até se juntar na criação de uma campanha. Essas ações também podem ser viabilizadas através de contratos de permuta.

Exemplos: um café da manhã com clientes que seja feito por algumas empresas do mesmo setor, um e-book lançado em parceria e disponibilizado nos sites das duas empresas, a troca de serviços de marketing por outro tipo de serviço por meio de permuta, etc.

Terceirize o marketing da sua empresa

O custo com pessoal é um dos mais elevados dentro de uma empresa. Entre salários, espaço físico e treinamentos, lá se vai uma boa fatia da sua verba. Terceirizar o marketing da sua empresa e contratar uma agência externa pode se tornar um solução mais barata. Essa ação também permite que você consiga novos insights sobre o seu negócio e estratégias sempre atualizadas com as melhores práticas do mercado.

Busque financiamentos

Bancos e instituições de crédito possuem programas de financiamento para micro, pequenas e médias empresas. As linhas vão desde antecipação de receitas que foram feitas parceladas, até microcréditos e financiamento de adquisições e soluções. É possível buscar investidores específicos (como os “anjos”, das Startups) que podem injetar dinheiro no seu negócio para o início de uma operação de marketing.

Outra boa alternativa para viabilizar a transformação social da sua empresa é através do financiamento do BNDES. O programa de Soluções Tecnológicas da instituição já tem empresas credenciadas para o fornecimento de estratégias de marketing digital.

 

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