Como a sua empresa lida com a internet? Seu departamento de marketing atua pensando digitalmente? Saiba por que o seu negócio precisa de uma estratégia digital e como ela pode ajudar você a vender mais.

Todo mundo na internet

Para incrementar os negócios e sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente diante de um cenário de crise econômica, as empresas precisam se inserir em curtíssimo prazo no ambiente digital e adotar estratégias digitais maisassertivas.

“Num mundo quase totalmente digita,l vemos que a sociedade mudou, o mercado mudou, o consumidor mudou. Portanto, o marketing também precisa mudar, levando em consideração esse novo cenário e as novas ferramentas e plataformas de ação que com ele se tornam disponíveis”, afirma a consultora em marketing digital Martha Gabriel.

O acesso à internet, uma realidade de metade da população na América Latina, cresceu nos últimos anos devido, principalmente, aos jovens e ao uso de redes sociais como Facebook e Youtube, segundo um estudo divulgado pela Datanalisis.

Cerca de 53% da população na América Latina utiliza a internet através que qualquer dispositivo. Esta porcentagem supõe um crescimento de 15% nos últimos três anos, período no qual a Bolívia e o Equador foram os países que mais cresceram em acesso à rede, segundo o estudo.

Apesar de todo mundo estar online, a estratégia digital da sua empresa precisa estar alinhada com o mundo offline. “Um plano de marketing que envolva estratégias digitais de marketing, associadas a estratégias tradicionais, tende a ser mais bem-sucedido, pois engloba as dimensões material e digital em que vive o ser humano”, afirma Martha.

Criar uma estratégia digital é mais que definir plataformas

Para a consultora Martha Gabriel, as pessoas confundem plataformas e tecnologias com estratégias digitais. “No ambiente digital de marketing, podemos enumerar diversas tecnologias e plataformas digitais que podem dar origem a estratégias digitais de marketing”, afirma.

Entre as diferentes plataformas e tecnologias digitais:

  • Website/ mini-site / hotsite
  • Blog
  • Redes sociais
  • E-mail
  • Realidades mistas (realidade aumentada, virtualidade aumentada, realidade virtual)
  • Tecnologias mobile (RFID, mobile tagging, SMS, Bluetooth)
  • Plataformas digitais de busca (Google, Yahoo, Bing, Wolfram|Alpha, etc)
  • Games e entretenimento digital
  • Tecnologias inteligentes de voz
  • Video/TV digital

Depois de relacionadas essas plataformas, Martha aconselha decidir qual será a estratégia digital que será proposta usando cada uma delas:

  • Presença digital
  • E-mail marketing
  • E-commerce
  • Mobile marketing
  • SMM (Social Media Marketing) & SMO (Social Media Optimization)
  • SEM (Search Engine Marketing) & SEO (Search Engine Optimization)
  • WOMM (Word of Mouth Marketing)
  • Advergaming & Advertainment

“Considerando que o profissional de marketing é um estrategista, é necessário que ele conheça cada uma dessas plataformas, tecnologias e estratégias digitais com suas respectivas peculiaridades, para poder usá-las da melhor forma em um planejamento de marketing, que atenda os objetivos propostos”, conclui Martha.

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Fonte: Destino Negócio

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