Se na sua empresa os funcionários precisam apenas de um computador e conexão com a internet para trabalhar, oferecer a eles a opção do trabalho em casa em vez de fazer com que passem suas jornadas em um mesmo escritório. Confira, a seguir, vantagens dessa possibilidade para empregados e organização.

Vantagens do trabalho em casa para funcionários

Em primeiro lugar, é preciso entender que optar pelo trabalho em casa não é uma opção adequada para todos os tipos de funcionários. Muitas pessoas necessitam da organização que só um ambiente de trabalho pode oferecer.

No entanto, em um mundo cada vez mais digital, grande parte das atividades realizadas pelos funcionários de uma empresa podem ser feitas à distância e simplesmente enviadas para um servidor corporativo ou por e-mail, eliminando a necessidade da pessoa se deslocar de casa para o trabalho diariamente.

Se a empresa não precisa que o trabalhador esteja disponível durante um período específico do dia e, por exemplo, exige apenas o cumprimento de tarefas diárias, também há o benefício de cada pessoa estipular o próprio horário de trabalho.

Para quem tem família – e especialmente filhos pequenos -, isso pode ser uma bênção, uma vez que permite que o funcionário dê mais atenção a eles e organize melhor seu tempo para programar atividades que beneficiem as relações familiares.

Outra vantagem do trabalho em casa é liberar o funcionário de distrações do escritório. No entanto, isso só funciona para quem consegue se organizar em casa e não sucumbe às outras tantas distrações que o lar oferece. Para quem consegue se concentrar, trabalhar em casa pode significar terminar os compromissos mais rapidamente do que no escritório e liberar mais tempo para atividades pessoais.

Vantagens do trabalho em casa para empresas

Para a organização, a grande vantagem de permitir o trabalho em casa para funcionários é financeira. Com menos pessoas ocupando o escritório diariamente, diminuem os gastos com luz, água e telefone. Também se economiza com produtos do dia a dia, como café, papel higiênico, canetas, etc.

A aplicação continuada dessa política ainda permite uma diminuição da estrutura do negócio, com a redução do número de computadores, mesas, cadeiras e até do espaço físico disponível para a empresa, o que permite optar por um aluguel mais abarato.

Permitir o trabalho em casa também aumenta a satisfação do funcionário com a empresa e também melhora a sua saúde.

Cuidados que a empresa deve tomar

Apesar das vantagens listadas acima, liberar o trabalho em casa pode se tornar um pesadelo para a chefia. É importante ter certeza que você está oferecendo esta opção para funcionários confiáveis, experientes e que não terão problemas em cumprir os prazos estabelecidos para a entrega de tarefas.

A questão da segurança também deve ser levada em conta. Certifique-se de que você tomou todas as precauções tecnológicas para proteger informações importantes de sua empresa antes de permitir que os empregados levem segredos e dados confidencias para casa.

Além disso, é preciso ter uma política clara quanto ao reembolso dos funcionários pelos seus gastos em casa com telefone e internet, por exemplo.

COMPARTILHE: