Comprar palavras-chave em motores de busca, investir em banners e anunciar nas redes sociais: você já conhece as alternativas mais populares para o marketing digital. Mas quem está começando nem sempre tem recursos para investimentos desse porte. Conheça as melhores alternativas grátis para aumentar o alcance da sua marca na Internet.

Crescem os investimentos em publicidade online

Em 2014, foram investidos mais de US$ 130 bilhões em marketing digital ao redor do mundo. O valor representa um crescimento de 13,7% em relação a 2013. A Internet só perde para a televisão – por enquanto – no ranking de mídias que mais geram dinheiro relacionado à publicidade.

Os dados da eMarketer, empresa especializada em pesquisas no ambiente digital, também indicam crescimento no número de internautas, o que pode explicar, em parte, a ascensão do marketing virtual: a tendência é superar os 3 bilhões de usuários em 2015.

Estratégias grátis também contribuem para o sucesso

O alto investimento no setor não significa que quem dispõe de poucos recursos financeiros não pode construir uma estratégia efetiva de marketing digital. Embora as alternativas sejam escassas, é possível construir uma boa relação com os clientes e alcançar o engajamento, desde que as ferramentas sejam utilizadas com criatividade.

Ou seja, não basta ter dinheiro, é preciso conhecer o público-alvo em detalhes e adaptar a linguagem, a ponto de consolidar um relacionamento efetivo com os clientes. Ser criativo significa descobrir formas de diferenciação. É trabalhoso, mas o resultado costuma compensar.

Aperfeiçoando o marketing digital gratuitamente

Listamos três maneiras gratuitas para você melhorar a interação com os clientes, aumentar a representatividade no mercado e atrair novos consumidores:

  1. Produção de conteúdo

Em geral, a produção de conteúdo está associada à assessoria de comunicação da empresa e se resume à criação de textos institucionais e de conteúdo jornalístico para veículos:

Textos institucionais: comunicados, pronunciamentos e notas oficiais

Conteúdo para veículos de comunicação (próprios ou não): artigos, releases e newsletters, com foco em sites, blogs, jornais e revistas.

A grande vantagem desse procedimento é o engajamento do público e a percepção de autoridade: é possível transformar positivamente a imagem que os consumidores possuem da empresa ao produzir um material de qualidade relacionado ao segmento.

Para medir o desempenho do site e monitorar as áreas de interesse dos clientes, descobrindo os pontos fortes e fracos, vale a pena analisar as funções do Google Analytics, ferramenta grátis do Google que oferece mais de 80 relatórios para controlar e analisar o tráfego do seu site ou blog.

  1. Publicidade voluntária

Boa parte do que você vê na Internet não é original: ao encontrar um conteúdo relevante – útil, informativo ou divertido -, a tendência do consumidor é replicá-lo e compartilhá-lo. Assim, quem efetivamente produz o material se destaca.

Nesse contexto, a publicidade voluntária ocorre quando o cliente se identifica a tal ponto com a sua marca que acha justo dividir a admiração com seus amigos e conhecidos – é nisso que se baseiam as redes sociais.

Quando se percebe a força dessa participação grátis e legítima, fica fácil de entender o poder do engajamento dos clientes para o marketing digital. Se você tem dúvidas a respeito do comportamento de seus consumidores, é interessante recorrer ao Survey Monkey, uma ferramenta gratuita para pesquisas online baseada em questionários.

  1. E-mail marketing

Apesar de, no contexto dinâmico das ferramentas web, ser considerado antigo, o e-mail marketing ainda é uma técnica bastante efetiva. Funciona assim: uma lista de e-mails com usuários interessados em receber informações sobre a empresa é criada e o material informativo é enviado de forma regular.

Como o conteúdo é direcionado apenas a quem solicitou ou aceitou – é importante garantir isso, para evitar publicidade negativa -, os resultados tendem a ser positivos. Uma ferramenta grátis para o disparo de e-mails, que contém templates profissionais, é o Mail Chimp, cujo cadastro admite a inclusão de milhares de endereços.

 

Fonte: Destino Negócio

COMPARTILHE: