Entender como funciona a cabeça do cliente não é tarefa fácil. Avaliar o comportamento do consumidor e saber tirar proveito disso requer atenção, sensibilidade e perspicácia por parte do empreendedor. Embora seu produto ou serviço esteja voltado para um público-alvo específico, a personalidade e atitudes de cada indivíduo variam bastante, o que torna mais difícil entendê-lo. Veja como compreender melhor o cliente.
4 fatores que impactam o comportamento do consumidor
Para entender o comportamento do consumidor, é preciso saber quais são os fatores determinantes que impactam em suas atitudes de consumo. O portal The Consumer Factor lista quatro fatores cruciais, que são decisivos nesses momentos. Veja abaixo quais são eles e entenda a importância de levar isso em conta no seu negócio.
Fatores culturais
A cultura e o ambiente em que as pessoas estão inseridas têm impacto direto em seus hábitos de consumo. Para as marcas, é importante compreender isso e levar em conta fatores culturais que são inerentes a determinados grupos sociais antes de se instalar em um local. Estudos são importantes para que a marca saiba previamente a percepção, os hábitos, o comportamento e as expectativas do consumidor em relação ao seu negócio.
Fatores sociais
Os fatores sociais que influenciam o comportamento do consumidor podem ser divididos em três categorias centrais: grupos de referência, família e status. A família, por ser o primeiro laço de formação, é o que tem mais impacto nesse sentido. Os grupos de referência são compostos por amigos, colegas de trabalho e atividades de lazer. Já o status diz respeito à função social, e impacta principalmente quando se trata de produtos visíveis a outras pessoas.
Fatores pessoais
Entender os fatores pessoais é um dos mais complicados aspectos do estudo de comportamento do consumidor. Envolve uma série de questões ligadas à formação, que estão diretamente relacionadas aos outros dois itens anteriores. Ao longo da vida, por exemplo, um consumidor de fast food pode se tornar consciente e passar a se alimentar de maneira saudável. Cabe às marcas identificar essas alterações de perfil e de comportamento.
Fatores psicológicos
Os fatores psicológicos podem ser divididos em quatro categorias principais: a motivação, a percepção, a aprendizagem e a as atitudes. O primeiro é aquele que irá conduzir o consumidor à compra. A percepção é responsável por identificar e interpretar a informação, enquanto a aprendizagem e as atitudes envolvem a ação em si.
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grupos sociaisFonte: Destino Negócio