Existe um mito popular que resume o marketing a uma sistematização de ações focadas única e exclusivamente em vender produtos ou serviços. Você já escutou algo parecido?

Bom, acontece que quem começou a fazer marketing jurídico dentro e fora da internet já percebeu que a verdade é bem mais simples do que isso e com mais propósito. Hoje eu vim te mostrar as verdades escondidas por trás desse mito e te dar dicas de como usar o marketing jurídico para encantar os seus clientes e valorizar o seu trabalho.

O começo de tudo, é conhecer as três melhores técnicas do marketing, que são: relacionamento, relacionamento e relacionamento. Depois, você só precisa colocá-las em prática. Parece difícil e confuso? Mas não é, prometo. E para te ajudar, separei 7 dicas práticas para você usar no seu dia a dia:

1. Saiba quem é o seu público alvo: Acredite, você vai precisar disso para definir suas estratégias. Então, descubra quem são os tomadores de decisão em seu nicho de mercado e seja aquela pessoa que sabe tudo, ou quase tudo, sobre a sua “clientela” e seus problemas jurídicos. Foque em perguntas que estimulem seus clientes a falar sobre eles mesmos e lembre-se que conhecê-los bem lhe dará uma grande vantagem competitiva;

2. Seja você mesmo: Não crie uma segunda personalidade na hora de fazer marketing. Descubra formas de ressaltar os seus pontos positivos e se apresentar de forma interessante, apenas sendo quem você é. Dentro do possível, não participe de uma atividade só para conquistar clientes. Dê preferência para as que te agradam. Se você não se interessa por uma atividade, dificilmente irá se interessar nas pessoas que participam dela. Invista sua energia no que realmente importa para o seu negócio;

3. Planeje seu marketing: Reserve algum momento na semana, de preferência nas sextas ou nos domingos, para destacar, pelo menos, três atividades de marketing que você irá realizar na próxima semana;

4. Supere expectativas: Ao se encontrar com um cliente potencial, concentre-se nas necessidades imediatas dele, mesmo que não tenha a ver com a sua área. Se ele comentar que precisa de indicação de um alergista, por exemplo, recomende um da sua confiança. Se não tiver alguém para indicar, descubra. Propague a ideia de que você é ótimo em resolver problemas;

5. Vá além do relacionamento advogado-cliente: Encarregue-se de lembrar seus clientes de suas obrigações, como datas de renovações de documentos, licenças, registros, etc. Mas vá além disso. Lembre-se que clientes são, antes de tudo, pessoas. Demonstre interesse na vida deles. Mostre a eles que podem contar com você para confiar e confidenciar seus problemas. Ouça as histórias dos seus clientes com atenção – às vezes, isso é tudo o que eles precisam. Parabenize-os por datas e conquistas importantes. Seja disponível e nunca deixe um cliente real ou potencial sem resposta;

6. Pense estrategicamente: Você não precisa distribuir o seu cartão de visitas para todo mundo. Isso pode parecer desespero para conseguir clientes. Experimente, ao invés disso, pedir os cartões das outras pessoas. Assim, você pode registrar esses contatos na sua base e depois ligar ou mandar um email. Quem sabe esse não seja o início de um relacionamento duradouro?;

7. Ofereça diferentes opções de interação: Seus possíveis clientes podem comparecer a alguma palestra sua, assinar sua newsletter para saber mais sobre seu trabalho, podem ler seu blog, consumir as informações que você posta nas redes sociais ou assistir a um vídeo seu no Youtube. Dê a eles essas opções para que possam escolher a que mais os agrada.

Bom, essas foram as dicas para te ajudar a encantar seus clientes e mantê-los sempre por perto. Espero que tenha gostado e que as informações sejam úteis para a sua rotina de advogado empreendedor!

 

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