Como está o relacionamento com seus clientes?

Fazer marketing jurídico para conquistar novos clientes é uma solução popular entre os advogados. Mas, ao pensar em estratégias online e offline, muitos esquecem que marketing é relacionamento e não termina quando uma pessoa vira cliente. O que acontece depois disso é a mudança de foco, que passa a ser na fidelização desse cliente, para que, toda vez que ele pensar em procurar uma advogado, você seja a primeira pessoa a aparecer na mente dele.

O processo de fidelização começa já nos primeiros atendimentos. Por isso, o que você diz, a forma como você se comporta, a sua atenção, prestatividade e agilidade em resolver os problemas do seu cliente são muito importantes para que o relacionamento seja duradouro.

Mas por que será que, mesmo quando os clientes se declaram satisfeitos ou muito satisfeitos com um serviço, isso não é garantia de fidelidade?Bom, a resposta pra essa pergunta é simples, Alessandro: enquanto asatisfação é relacionada com o cumprimento de expectativas, a fidelizaçãotem a ver com a superação dessas expectativas. Não basta agradar, é preciso surpreender e estar presente na vida do seu cliente de diversas formas!

Um jeito de fazer isso é oferecer mimos e presentes criativos para os seus melhores clientes – dentro dos limites estabelecidos pelo código de ética, claro. Separei três sugestões para você:

1. Envie cartões em datas comemorativas a clientes reais e potenciais: Mala direta é uma estratégia muito usada por escritórios de advocacia e, por isso, difícil de ser enxergada como um diferencial competitivo. Será mesmo? Se você substituir o cartão padronizado de natal ou aniversário por uma ação personalizada, com certeza os resultados serão outros. Envie cartas ou mesmo cartões escritos a próprio punho. Imprima a sua identidade na sua comunicação com o cliente, se permita ser um pouco pessoal no relacionamento. Mostre que você o conhece bem, sabe do que ele gosta e se preocupa em agradá-lo. Escolha uma data comemorativa que poucas pessoas dão importância. Lembre-se que as palavras de ordem são surpreender e encantar;

2. Esteja presente na vida do seu cliente em momentos importantes: Ele está de aniversário? Ficou sabendo que ele casou, se formou no mestrado ou conquistou uma grande vitória? Parabenize-o pela conquista. Envie um WhatsApp, email ou mensagem nas redes sociais;

3. Presenteie o seu cliente com o que ele gosta: Personalização é o segredo da fidelização (até rima!). Quanto mais direcionada for a ação, mais garantia de sucesso você terá. Portanto, conheça bem o seu cliente para conseguir surpreendê-lo. Presenteie-o no natal, no aniversário ou em uma data nada comercial. Escolha algo que você tem certeza de que ele irá gostar. Uma boa bebida, como vinho ou whisky, uma cesta especial, uma caneta sofisticada ou mesmo um livro bem selecionado. O importante é que ele perceba que o mimo foi comprado pensando nele e que o presente seja de cunho afetivo ou útil.

Espero que você tenha gostado das dicas e aproveitado a leitura!

 

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