Depois de aprender a montar um planejamento estratégico para o seu consultório, está na hora de entender alguns conceitos do marketing digital, para que você possa captar de maneira mais eficiente seus pacientes. E um dos conceitos mais importantes é o de leads. Vamos entender o que é lead e como essa teoria se aplica dentro do contexto médico. Vamos lá?

O que é lead?

De forma bem simples, leads são seus POTENCIAIS pacientes. Mas vou te explicar um pouco melhor. Dentro do marketing digital existe um conceito chamado de Funil de Vendas. Esse funil é um modelo que roteiriza todo o trajeto do público de uma organização, desde o completo desconhecimento da marca até a aquisição do bem de consumo dela. No nosso caso seria desde aquela pessoa que precisa de uma consulta ou um tratamento que você pode oferecer, mas ela nunca ouviu falar de você, até o ponto em que ela se torna a sua paciente.

Entre os estágios que essa pessoa pode estar um dos mais importantes é o de lead. Lead é quando o indivíduo já ouviu falar de você, sabe que você existe, já conhece o seu trabalho, talvez até o admire, e gostaria de se consultar com você, mas por uma série de razões, ele ainda não o fez. Quanto maior a quantidade de leads você tiver, mais deles se converterão em pacientes. Interessante, não é?

Mas como conquistar leads?

A melhor maneira de se conquistar leads é através da geração de conteúdos relevantes para os seus potenciais pacientes. Com um blog ou site bem formado, e redes sociais feitas de maneira correta para divulgar seu conteúdo, começa-se um processo de educação dos seus potenciais pacientes.

E como eu faço isso?

Trazendo informações interessantes sobre a sua área, dentro da sua especialidade reconhecida, que enriqueçam o conhecimento dos seus leitores sobre o assunto. Talvez com uma informação que eles não saibam, ou dados novos que você descobriu sobre uma doença, ou até formas pouco divulgadas de se prevenir de algum mal. Mas lembre-se de nunca adiantar nenhum diagnóstico prematuramente sem ter contato com seu paciente face a face.

E como esse conteúdo vai me trazer pacientes?

Com uma boa sequência de conteúdos relevantes você começa a ganhar, como o marketing gosta de dizer, um status de autoridade. Quer dizer que aquelas pessoas que acompanham seu trabalho na internet vão começar a ver você como uma autoridade no assunto, alguém que conhece muito a respeito. E então, para eles escolherem ou indicarem você quando algum probleminha relacionado à sua área de conhecimento surgir, é um pulo.

Deu para entender bem? A geração de conteúdo é uma ótima forma de divulgar seu consultório sem ficar “se vendendo” por aí, e sem desrespeitar nenhum princípio da ética médica. E o entendimento do que é lead é uma parte fundamental desse trabalho. Espero que tenha ficado tudo bem claro. Qualquer coisa, deixe seu comentário aqui em baixo que teremos o maior prazer em responder. Conheça mais sobre o marketing médico aqui no site e bom trabalho!

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