Quanto tempo você passou em frente à televisão na última semana? E folheando uma revista? Esse tempo se compara às horas que você esteve conectado na internet, vasculhando o Google, postando em uma rede social ou simplesmente vendo os resultados do seu time em um site? Pois é, o mundo online tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro. Por isso, saber o que é marketing digital e as novas ferramentas de divulgação de uma marca se tornou imprescindível para a sustentabilidade de um negócio.

Neste post vamos falar sobre o que é marketing digital, ou “novo marketing”, suas características e como ele pode influenciar o branding e as vendas da sua empresa neste novo cenário de consumo e busca online.

O que é marketing digital?

O marketing digital é o conjunto de atividades de comunicação que uma empresa executa online para atrair novas oportunidades de negócio, desenvolver a sua identidade de marca e ampliar seu relacionamento com clientes.

Esse conceito começou a tomar forma como conhecemos hoje no início dos anos 2000. De lá para cá viu o aumento exponencial do número de usuários na internet, que no Brasil chega a 95 milhões de pessoas, e suas estratégias criarem consistência. Hoje, o marketing digital, ou “marketing online”, caminha para uma personalização cada vez maior de suas mensagens.

Os canais mais conhecidos do marketing digital são os blogs, redes sociais, vídeos, e-mail, publicidade nativa (os content publishinhg), redes de display, realidade virtual, e-books, infográficos, entre outros.

Os oito Ps do marketing digital

Qualquer estudioso de marketing já ouviu falar do “mix de marketing”, que é composto por 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. Mas quando se fala de marketing digital a situação se torna mais complexa e os elementos que determinam o sucesso de uma marca aumentam para oito. Confira cada um deles a seguir:

  1. Pesquisa: saber quem é, qual seu comportamento e onde está o seu público-alvo auxilia na visualização de oportunidade de divulgação, criação de conteúdo e negócios. Ela pode ser feita através de entrevista ou com ajuda de ferramentas como o Google Analytics.
  2. Planejamento: o marketing digital lida com diversos canais e ações, e para que toda a estratégia seja bem sucedida é necessário um planejamento completo de produção e publicação desses conteúdos e campanhas.
  3. Produção: a entrega de conteúdo é um dos produtos mais importantes em uma estratégia de marketing digital, pois aumenta o engajamento, a relevância do site perante mecanismos de busca e cria autoridade de marca.
  4. Publicação: com conhecimento de onde é mais efetiva a publicação, e em qual formato, chega a hora de tornar o conteúdo público. Não esqueça de otimizar seus materiais para SEO.
  5. Promoção: promover conteúdos é essencial em uma estratégia de marketing digital, pois aumenta o alcance deles.
  6. Propagação: é interessante utilizar o comportamento natural de compartilhar dos internautas a seu favor, porque assim o conteúdo tem mais engajamento e capilaridade. Essa técnica é conhecida como capital social.
  7. Personalização: na internet, o comportamento de cada usuário pode ser mapeado com detalhes e essas informações usadas para personalizar mensagens e ter conhecimento da abordagem no momento certo.
  8. Precisão: o marketing digital permite uma mensuração de todas as ações e seus resultados práticos. O acompanhamento desses dados garante uma otimização dos processos e melhorias constantes.

 

Estudos mostram que até 90% das compras começam com uma busca online. Muitas vezes elas saem do mundos dos bits e são efetuadas em uma loja física, mas a internet teve um peso importante no processo de venda.

Por isso que Philip Kotler, guru do marketing, afirma que as duas modalidades de marketing – tradicional e digital – devem agir em conjunto. A primeira reforçando a marca ou o produto para um número maior de consumidores, e a segunda cuidando de um engajamento individual.

No entanto, independentemente de qual marketing se está trabalhando ele afirma que três conceitos centrais devem permanecer intactos: o foco no consumidor e em suas necessidades, a comunicação e a entrega de valor para que os clientes fiquem satisfeitos e encantados.

 

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