Muitas vezes nos encontramos sem saber o que fazer quando a máquina de cartão não funciona, seja por falta de sinal, bateria ou qualquer outro defeito técnico.

Um fato comum de acontecer, porém poucas pizzarias estão preparadas para lidar com a situação.

O que fazer quando a maquininha não funciona?

O que fazer quando o cliente já está lá, com a pizza na mão, com fome, só aguardando o pagamento ser concluído para poder comer sua deliciosa pizza?

Algumas pizzarias costumam pedir ao cliente para que ele vá até o estabelecimento no outro dia para concluir o pagamento, não seria a opção ideal, já que o cliente terá que sair de casa para corrigir um problema do qual ele queria evitar desde que decidiu fazer o pedido por delivery.

Do ponto de vista legal, se o problema for realmente da máquina, o responsável é o estabelecimento, nesse caso o que se pode fazer é pendurar a conta para que o cliente pague depois.

Existem pizzarias que pedem para que o cliente forneça os dados do cartão junto ao código de segurança para o motoboy, que ao chegar à pizzaria, o caixa conclui o pagamento online. Situação extremamente errada, visto que o cliente não conhece o motoboy e talvez não tenha tal nível de confiança para que forneça esses dados, já que ele pode comprar qualquer coisa na internet com essas informações mesmo sem o cartão e ciência do cliente.

A maneira menos constrangedora de resolver sem causar desconforto ao cliente seria orientar os motoboys a voltar à pizzaria, buscar outra máquina de cartão e levar ao cliente novamente, de preferência nos próximos minutos.

Embora haja o risco do cliente não atender ou negar a compra depois de consumida, ainda compensa o esforço, e dentre todas as opções, essa ganha mais credibilidade.

Existem exceções de clientes, aqueles que são fiéis, que consomem sempre e apenas com você, em que se pode confiar ao ponto de dizer que ele pode fazer o pagamento junto ao próximo pedido, ou quando realmente ele for comer uma pizza no salão, mas é uma opção da pizzaria de fornecer este privilégio. Recomendado apenas para clientes extremamente confiáveis, uma vez que você pode perder o cliente em caso de esquecimento e ele se envergonhar do atraso e não voltar mais.

E você já passou por uma situação dessas? Como agiu? Tem alguma solução diferente em sua pizzaria? Deixe nos comentários.

 

Fonte: Expresso Delivery

 

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