Marketing leva tempo, dinheiro e muita preparação para dar resultado. Um dos melhores caminhos para uma pequena empresa crescer é desenvolver um sólido plano de marketing. Com isso, você terá a garantia que não estará apenas seguindo um cronograma, mas estará gastando suas verbas publicitárias apropriadamente.

O que deve constar no plano de marketing

Um plano de marketing inclui tudo que se refere ao conhecimento que você tem do mercado em que sua empresa está inserida e a posição de competitividade dela nesse mercado, como você pretende atingir o público-alvo (suas táticas) e como irá se diferenciar da concorrência para aumentar suas vendas.

Pequenos negócios devem levar em conta seus limites orçamentários na hora de montar um plano de marketing. Essencialmente, ele irá delinear os custos que você terá para alcançar objetivos de marketing dentro de um determinado período – preferencialmente, adote planos de marketing para um ano.

Como montar um plano de marketing

Um plano de marketing deve ter dois elementos principais: objetivos e estratégias para alcançá-los. Os primeiros precisam ser mensuráveis e desafiadores.

Os objetivos devem ser mensuráveis para que se possa calcular o progresso e saber se a empresa está no caminho certo ou não. E devem ser desafiadores, para manter a equipe motivada ao mesmo tempo em que garantem benefícios reais para o seu negócio caso sejam alcançados.

É essencial que você identifique quem é o seu público-alvo, quem são os competidores que disputarão a preferência dessa mesma audiência e qual será o posicionamento de sua marca para atingir os seus consumidores.

Também deve conter o detalhamento das atividades específicas que a sua empresa pretende empregar; identificar a audiência para a qual cada ação é destinada; especificar como você medirá o sucesso; ser flexível para permitir ajustes que se mostrarem necessários; e estipular quem da sua equipe é responsável por cada atividade.

Objetivos de um plano de marketing

Um bom plano de marketing serve como um mapa a ser seguido pela sua equipe, mas também é um documento que podeajudar a vender a sua empresa para pessoas que você queira contratar, para banqueiros de quem você deseje contrair empréstimos, para possíveis investidores e, não menos importante, para motivar seus funcionários e convencê-los de que seu negócio está no caminho certo.

Fique de olho no retorno de investimento

Uma vez que você desenvolveu um plano de marketing, isso não quer dizer que ele esteja lavrado em pedra. Às vezes, será necessário lançar mão de ações extraordinárias para alcançar os resultados previstos, como patrocinar mais publicações no Facebook ou pagar por mais um anúncio no Google.

Por isso, é importante que você inclua no plano indicativos para avaliar seus gastos. Considere o impacto que certas atividades de marketing tiveram em suas receitas em determinado período, como um bimestre, comparando-o com outros períodos em que você adotou táticas de marketing diferentes.

Avalie o que trouxe um retorno maior e analise se as táticas com menor retorno precisam de mais tempo para dar resultados ou se é o caso de direcionar seus recursos para outras áreas.

 

Fonte: Destino Negócio

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