Todo advogado tem uma série de sites essenciais para o exercício de sua profissão. Alguns deles são mais especializados, como os sites dos tribunais regionais do trabalho, para advogados dessa área. Outros sites fornecem informações essenciais sobre os profissionais de cada estado, como as seções regionais da Ordem dos Advogados do Brasil. Para te ajudar nessa empreitada, listamos os cinco principais sites para auxiliar a vida do advogado. Confira!

1. Ordem dos advogados do Brasil
oab

A Ordem dos Advogados do Brasil tem diversos sites, de acordo com cada seção de sua organização. O site de âmbito federal, publica notícias gerais e um cadastro nacional de advogados e seccionais do Brasil. Além disso, é possível obter informações sobre o exame da ordem, que agora é unificado. Nos sites de cada seccional, divididos por estado, as informações são mais precisas sobre os endereços de cada escritório de apoio e telefones de contato. São informadas, também, notícias sobre eleições regionais e eventos estaduais da classe.

2. Jus Navigandi
jusnavigandi

O site Jus Navigandi consiste em um grande fórum nacional de publicação de artigos e textos de caráter profissional e acadêmico. Por meio desse site, é possível se atualizar quanto às teses defendidas por profissionais de diversas áreas, além de acompanhar o posicionamento jurisprudencial de vários tribunais. É interessante notar que o Jus Navigandi também cita uma lista de livros em destaque atualmente (divididos por área) e possui um fórum de discussão sobre temas variados, como concursos públicos, exame da ordem, andamentos processuais e diversas áreas do Direito.

3. Cartório 24 Horas
cartorio

O site do Cartório 24 Horas reúne informações sobre a rede de cartórios de vinte e dois estados, além do Distrito federal. É um serviço on-line, por meio do qual é possível solicitar certidões variadas, de qualquer natureza (protestos, busca de títulos, documentos, etc.), dos cartórios participantes da rede. O grande diferencial desse site é a comodidade que ele proporciona, ao unificar pedidos em um só endereço eletrônico (em vez de demandar a busca física, em cada cartório, após enfrentar filas e distâncias), bem como permitir que os documentos sejam entregues pelos correios, em seu endereço profissional ou residencial. Ou seja, além de cômodo, o serviço otimiza seu tempo e reduz gastos procedimentais.

4. Cálculo Exato

calculo

Você já tentou realizar cálculos trabalhistas na ponta do lápis? E calcular a atualização monetária de um pedido de indenização para seu cliente? Todas essas informações são essenciais para formular o pedido de seu cliente e, além disso, cada centavo faz a diferença judicialmente. O site Cálculo Exato realiza essas tarefas e te auxilia em cálculos do cotidiano do advogado. O site é de fácil navegação e oferece serviços de cálculos de dívidas atrasadas, atualização de alugueis, financiamentos e cálculos periciais, entre outros.

5. Consumidor Brasil

consumidor

O site Consumidor Brasil é importante fonte de conhecimento para advogados que atuam na área de Direito do Consumidor. Além disso, sua linguagem é simples e didática, razão pela qual também serve para advogados não especializados nessa área, mas que, devido a necessidades profissionais ou pessoais, precisam saber maiores informações sobre a legislação consumerística. O site contém a jurisprudência mais recente da área, que, como sabemos, é muito dinâmica devido ao funcionamento simplificado dos juizados especais. São listados, também, artigos jurídicos da área e um clipping das notícias mais relevantes sobre o tema. Vale a pena conferir!

COMPARTILHE: