As redes sociais já são uma realidade na vida de praticamente todas as pessoas. A popularização dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, nos faz viver em um mundo onde ficamos conectados quase que 24 horas por dia e nossa vida é praticamente uma integração do mundo real com o universo online. E uma das mídias sociais que mais cresce nesse cenário é o LinkedIn, que além do caráter comunitário, ainda tem grande capacidade de promover interações no mundo profissional.

Se você é um advogado, ter um perfil no LinkedIn pode ser muito útil para a sua carreira. Quer descobrir algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira? Confira no texto a seguir:

Coloque as informações adequadas

Certifique-se de todas as informações no seu perfil do LinkedIn são precisas e atualizadas. Isto inclui a sua educação, emprego, informações de contato, currículo e publicações. Atualize o seu perfil sempre que você adquirir uma nova posição ou se mudar para uma nova empresa. Muita gente esquece de fazer isso e acaba perdendo oportunidades valiosas.

Adicione todos os contatos possíveis

Adicione cada contato útil que conhecer ao seu LinkedIn. Isso pode soar um pouco exagerado, mas é amplamente recomendável. Você vai criar novas fontes de trabalho e ampliar suas conexões profissionais. Não exclua amigos, família, colegas, chefes, etc. Muitas pessoas vão correr até o LinkedIn quando eles precisarem de uma referência ou consultor profissional e isso pode ser uma boa oportunidade para você.

Personalize a solicitação de amizade

Muitas pessoas acham que é só sair adicionando perfis em seu LinkedIn, mas a verdade é que fazer isso de qualquer jeito, de forma automática, pode ser uma tremenda falta de educação. Personalize a solicitação de conexão: não gasta tempo e mostra um interesse real por aquela pessoa.

Faça atualizações regulares de status

Publique atualizações regulares de status, incluindo eventos que está frequentando, posts, artigos de interesse, alterações de regras e qualquer outra coisa que seu público-alvo pode achar interessante. Isso é importante porque você quer que seu nome apareça sempre no Feed das suas conexões. Mas não exagere: como regra geral, limite suas mensagens a três por dia.

Comente e compartilhe

Comente sobre atualizações de status dos seus contatos e compartilhe-os quando possível. Sua rede irá apreciar a exposição e certamente retribuir o gesto se tiver a oportunidade.

Adicione apresentações e publicações em seu perfil

Essa é uma dica excelente para advogados quando estão no LinkedIn: adicione apresentações e publicações em seu perfil, mas sem exageros. Nada de PowerPoints de temas familiares, festivos ou pessoais, o interessante é publicar sobre seu trabalho e suas atuações no mercado.

Baixe o aplicativo do LinkedIn

Se você usa um smartphone, faça o download do aplicativo da rede social. Assim fica mais fácil aceitar pedidos de conexão e comentar sobre as atualizações de status. Você não pode fazer tudo apenas usando o app, mas pode vir a calhar em certos momentos. Além disso, se você abrir o site do LinkedIn em seu smartphone, ele vai sempre te recomendar que faça o download do aplicativo se você ainda não o fez — e isso pode ficar chato.

Se você é advogado, vá em frente e comece o seu perfil do LinkedIn agora. Isso vai ampliar sua rede de contatos e pode fazer com que surjam oportunidades profissionais incríveis. Experimente!

 

COMPARTILHE: