Ter um blog se tornou quase que uma regra para empresas que investem na internet. Mas por quê? Pense bem, o brasileiro passa em média 3h40min por dia navegando na web. Nesse período ele se informa, joga, se conecta com as pessoas via redes sociais, trabalha e compra. E se você quer que ele passe alguns minutos desse tempo no seu site, comece a considerar que ter um blog é um ótimo investimento para sua empresa.

A diferença básica entre um blog e um site corporativo é que o primeiro se atualiza, engaja as pessoas com conteúdos de qualidade, úteis e que interessam, ao mesmo tempo que cria autoridade e credibilidade para a marca em meio a uma concorrência acirrada. Já o segundo é mais estático e com conteúdos mais focados na própria empresa.

Ter um blog é um ótimo investimento para sua empresa

Mas se você ainda não se convenceu, listamos abaixo oito motivos que comprovam que ter um blog é um ótimo investimento para sua empresa. Confira:

1. Alavanca seu resultado em sites de busca

Pesquisas mostram que mais de 90% dos internautas não ultrapassam a terceira página de uma pesquisa em ferramentas de busca como o Google. Sabe como o seu resultado pode ser melhor? Criando conteúdo relevante e de qualidade. As ferramentas como o Google e Yahoo utilizam como referência o que cada site publica e com que frequência na hora de criar as listas de resultados. Quando você produz algo que responde dúvidas, que interessa, seu posicionamento vai melhorando e, consequentemente, sendo achado por mais pessoas e se convertendo em tráfego para o seu site. Manter apenas o site da sua empresa limita esse processo – uma vez que somente pessoas que estão buscando diretamente a sua marca encontrarão o site com facilidade.

2. Estabelece autoridade

A partir do momento que você cria conteúdo de qualidade, você vai se tornando referência em determinado assunto. Você mostra que entende do produto que está vendendo e do mercado que o envolve. Aos poucos vai criando confiança com clientes e com pessoas que podem vir a procurar o seu produto quando estiverem prontas para uma compra.

3. Atualização constante se converte em visitantes novos

Em um site corporativo comum, o conteúdo raramente muda, o que não incentiva as pessoas a buscar o site de forma contínua. Mas outra característica buscada pelo Google na hora de listar os resultados é tráfego e citações para o seu site. Quando o conteúdo é atualizado semanalmente aumentam as chances de você interessar outro internauta, assim como fazer um que já visitou seu site voltar – e, por que não, se fidelizar?

4. Investimento duradouro

Montar um blog vinculado a seu site é uma tarefa relativamente simples. Ferramentas como o WordPress, que são gratuitas, são intuitivas na hora do uso e facilitam a postagem de conteúdo. Todos os posts que você criar a partir de então só irão agregar para a sua imagem online e podem ser recuperados mais tarde, diferente de uma propaganda na TV ou de um anúncio em uma revista que são pontuais. Ter um blog é um ótimo investimento para a sua empresa também porque pensa a longo prazo.

5. Estimula a empresa a se atualizar

Seus clientes e possíveis clientes querem estar bem informados sobre as novidades no mercado, tanto que estão buscando na internet informações antes de efetuar uma compra. Para escrever para eles você precisa se manter constantemente atualizado nesse meio. E esse aprendizado sempre pode ser utilizado para melhorar o seu produto ou serviço.

6. Permite a geração de leads por meio de conteúdo

Um conteúdo de qualidade é um conteúdo interessante, que responde a dúvidas dos seus internautas. Muitas vezes as empresas produzem conteúdos mais densos (chamados de conteúdos ricos) como e-books, infográficos ou até palestras que interessam pessoas que não são clientes até o momento. Uma vez que esses visitantes do seu blog conhecem o conteúdo e gostam dele, elas podem fornecer o endereço de e-mail para continuar recebendo seu conteúdo. Desta maneira você começa a criar um relacionamento com eles e convertê-los em leads.

7. Facilita a venda

Muitas pessoas que buscam informações na internet estão apenas se educando ou descobrindo coisas novas, não estão necessariamente em um momento de compra. Por isso é importante que, ao escrever um blog, todos os momentos sejam considerados – desde a educação até a manutenção de um cliente. Escrever conteúdo para quem ainda não é seu cliente é uma boa maneira de se manter presente e ser lembrado na hora em que aquela pessoa quiser efetivar uma compra de um produto ou serviço. Neste momento entra a equipe de vendas com mais recursos para poder fechar a compra.

8. Fornece conteúdo para você aumentar sua presença nas redes sociais

As redes sociais das empresas são ótimos canais de comunicação entre uma marca e os clientes. Mas para mantê-lo em funcionamento e sempre engajando pessoas é necessário conteúdo que não seja apenas publicitário. Neste contexto, utilizar posts pode ser uma boa maneira para manter a conversa ativa.

E então, gostou deste post que listou os 8 motivos que provam que ter um blog é um ótimo investimento para sua empresa? Fique ligado no nosso blog, que lá tem muito mais informação legal para você. Se precisar, entre em contato conosco.

 

COMPARTILHE: