Quando falamos em conquistar pacientes, várias coisas devem passar pela sua cabeça. Você pode pensar em investir no boca a boca, melhorando algumas área do seu consultório. Ou talvez pense em oferecer algum serviço a mais ou contratar novos funcionários para executar determinadas funções que poderiam ser atrativas para um público diferente.

Mas o que eu vou te mostrar hoje é uma solução extremamente eficaz para você que já se convenceu de que todo consultório precisa de marketing.

Existem diversas maneiras de se conquistar pacientes, sem que você precise gastar grande parte do seu tempo com isso. Eu sei que o dia a dia muitas vezes não permite determinadas ações que você gostaria de empreender no seu consultório, mas algumas delas são essenciais para ampliar o alcance da sua visibilidade no mercado.

O assunto de hoje é uma dica extremamente valiosa que vai transformar a maneira como você conquista novos pacientes e, de quebra, ainda te deixará a um passo da fidelização.

É claro que, como toda ação, essa também precisa de planejamento e estratégia. Mas garanto que vai valer a pena.

Vamos lá?

Inbound marketing: a arte dos conteúdos irresistíveis

Essa técnica infalível pode ser novidade para você que ainda não conhece essa estratégia tão eficaz no mundo do marketing. O inbound marketing se trata de despertar o interesse das pessoas sem que você precise vender alguma coisa. Ficou confuso? Vou explicar melhor.

O inbound é uma estratégia de marketing que utiliza do marketing de conteúdo para atrair o seu público através de um conteúdo interessante e relevante para ele. Dessa forma, você cria um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele chegue até você de forma mais natural e menos desgastante.

Pense bem: uma grande empresa de tecnologia, ao invés de gastar rios de dinheiro com grandes anúncios pagos e marketing invasivo e apelativo, resolve investir na produção de conteúdos relevantes sobre a sua área. Para cada artigo, e-book ou qualquer outra peça que ela produz, dezenas de pessoas são atraídas, naturalmente, pelo assunto e são levadas até o site ou a página da empresa. Não é uma maneira muito mais fácil de mostrar ao seu público os serviços que você tem a oferecer?

Além de conquistar pacientes, produzindo conteúdos relevantes para a sua área de atuação,você cria autoridade naquele assunto e se torna referência para aquele determinado público.

Como explica uma das frases mais famosas no marketing, dita por Seth Godin “O melhor Marketing não parece realmente Marketing.”

Pensando agora em você, profissional de saúde, que não tem muita experiência no que diz respeito a anúncios de marketing: se você acompanha os nossos artigos, você já deve saber que alguns tipos de anúncios não são permitidos para a comunidade médica. Promessas de resultados, contatos de agendamento no Facebook, entre outras práticas, não são permitidas a você (se quiser ler mais sobre como fazer marketing médico com ética, leia este artigo).

Então, como usar as redes sociais para levar o público ao site do seu consultório?

Produzindo e postando com regularidade artigos e demais conteúdos nas redes sociais, você direciona o seu público para onde quiser.

Se você que é cardiologista, por exemplo, e publica um artigo sobre os cuidados que um hipertenso deve tomar com a alimentação na sua página do Facebook. Ao clicar para ler o artigo, a pessoa que se interessou pelo assunto será direcionada para o seu site e, após ler o conteúdo, a chance de ela navegar por ele e descobrir mais informações sobre você e o seu consultório é bem grande.

E tem mais: essa técnica também ajuda muito quando o assunto é fidelização

 

Um paciente que chegou até o seu consultório através dos artigos e outros conteúdos produzidos por você, continuará acompanhando as suas publicações nas redes sociais e no blog.

Ele sentirá que você continua preocupado em oferecer informações importantes e relevantes para ele e isso gera um vínculo forte de relacionamento com o paciente. E, com certeza, vai compartilhar e divulgar o seu conteúdo para outras pessoas, ampliando o alcance do seu consultório.

Então, além do inbound possibilitar que você conquiste novos pacientes sem que isso te custe gastos exorbitantes com anúncios e marketing tradicional, você ainda ganha a garantia de um relacionamento pós-consulta mais consolidado.

O objetivo é transformar os visitantes da sua página em uma base sólida que acompanhará as suas publicações. De visitantes a leitores fiéis, esse público está a um passo de se tornar cliente e, em seguida, promotor dos seus serviços.

Pense em quantas pessoas procuram diariamente por assuntos de interesse, dúvidas e serviços online em sites de busca. Imagine que uma pessoa pesquise sobre hipertensão no Google e dê de cara com um artigo sobre o assunto publicado por você. Não seria ótimo?

Naturalmente ele seria levado ao seu site e conheceria os seus serviços em determinado momento. Isso prova a importância de se investir no inbound: um marketing que não tem cara de marketing e te custa bem menos tempo e dinheiro para executá-lo.

Segundo pesquisas de mercado, 60% das pessoas aumentam a sua visão positiva de uma marca após consumir um conteúdo produzido por ela. [Fonte: iMedia Connection].

Outra grande vantagem é que esse método te permite, também, identificar melhor o seu público e segmentá-lo. Ele fará com que as pessoas certas acessem o seu conteúdo, já que ele estará direcionado para um assunto específico.

E não se esqueça: marketing de conteúdo gera fidelização. O relacionamento que você mantém com os seus pacientes através do seu blog e dos conteúdos que você posta nas redes sociais é extremamente importante para fazer com que o seu público se torne promotor do seu consultório. Você oferece informações relevantes e o seu paciente compartilha e divulga os seus serviços. Parece uma boa troca, não é mesmo?

 

Você pode começar agora mesmo!

Se o site do seu consultório ainda não possui um blog, que tal começar a pensar nisso? Crie uma plataforma de informações inteligentes que seja referência na sua área de atuação. Publique artigos com assuntos que são de interesse para o público que você deseja alcançar.

Dicas e conselhos relacionados à saúde, informações importantes sobre a sua área específica, são ótimas formas de começar a produzir conteúdo. Não se esqueça de estar atento às regras e orientações dos conselhos reguladores. Nesse artigo aqui você vai entender melhor sobre a ética no marketing de saúde e os limites do que pode ou não ser feito.

Monitore os resultados que essas ações vão gerar para você! Só assim você vai descobrir se a sua estratégia está sendo realmente eficaz.

Está pronto para conquistar novos pacientes? Temos mais dicas imperdíveis para você que quer dar o primeiro passo para um consultório cheio, com faturamento alto e sem inseguranças!

 

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