Internet é galgada na ideia de que tudo está a uma distância ínfima. Afinal, qualquer dúvida pode ser solucionada com apenas um clique, assim como a reserva de um hotel do outro lado do mundo a renegociação de uma dívida com o banco. Mas quando falamos de investimentos em inbound marketing a situação não é bem assim. A estratégia comprovadamente traz resultados superiores a técnicas de marketing tradicional, mas o retorno com marketing digital não é tão imediato quanto muitas pessoas imaginam.

Na prática, especialmente as estratégias de marketing de conteúdo e branding exigem meses de trabalho e dedicação para que os resultados sejam percebidos. No entanto, uma vez feito isso, os esforços se transformam em ganhos perenes.

Em geral, as iniciativas de marketing digital começam a demonstrar retornos mais mensuráveis a partir dos seis meses de implementação. A partir de um ano, é possível ver toda a estratégia andando com mais força e de maneira sustentável.

Essa discrepância entre expectativa e realidade do tempo de retorno com marketing digital faz com que muitos empreendedores se afastem do inbound com apenas três meses, por não ver os resultados prometidos por algumas agências.

Retorno com marketing digital

Separamos o retorno com marketing digital que você pode obter a curto, médio e longo prazos, dependendo da ação. Confira:

IMEDIATO A CURTO PRAZO – primeiros seis meses de implementação da estratégia

Desenvolvimento de site

Uma empresa que não tem um site perde diversas oportunidades de venda, uma vez que, segundo um levantamento da Hubspot, 93% das compras online começam com uma ferramenta de busca. No entanto, desenvolver um site otimizado irá impactar apenas seus clientes e pessoas que já conhecem a sua marca. Para converter novos leads, é necessário uma estratégia de conteúdo a longo prazo voltada para SEO e conversão.

Campanhas de links patrocinados

Especialmente em empresas B2C (Business to Consumer), nas quais as jornadas de compra tendem a ser mais curtas e pautadas por impulso, é possível ver um retorno com investimento em links patrocinados de Facebook e Adwords em três meses.

No entanto, esses resultados ainda são aquém das possibilidades, uma vez que só a partir de três meses um padrão é verificado e pode ser aplicado em otimizações tanto de palavras-chave quanto de delimitações de geográficas e de personas. Com a ajuda de um especialista, em até seis meses você pode ter uma campanha com uma estratégia mais elaborada e que já traga mais tráfego para o seu site e novos leads.

CURTO A MÉDIO PRAZO – de 6 meses a 12 meses

A partir de seis meses é o momento de voltar ao seu planejamento inicial da estratégia e verificar com detalhes se as suas metas estão sendo alcançadas e quais ajustes podem ser feitos para que elas o sejam.

Investimento em links patrocinados

A partir de seis meses o investimento em anúncios no Google Adwords e no Facebook já começam a se converter em novos clientes para o seu negócio. Isso porque o interesse do público – assim como seus horários de pico de audiência – já estão mapeados para uma otimização mais certeira.

Redes sociais

Alguns resultados orgânicos também podem ser vistos nas redes sociais a partir de seis meses de implementação. O conteúdo qualificado e relevante criado para abastecer o blog é utilizado também para criar engajamento e aumentar o número de seguidores nos canais.

A partir de seis meses também é possível ter uma análise de posts, conteúdos e formatos com maior engajamento para que estes sejam priorizados no momento de produção e, assim, aumentar o alcance orgânico da marca na rede.

Conteúdos ricos

Com estratégias de divulgação por campanhas de links patrocinados, e-mail e landing pages no site, a partir de seis meses os conteúdos ricos (como e-books, webinars, tabelas e etc.) já começam a converter leads e engordar o mailing para que o relacionamento seja nutrido.

DE MÉDIO A LONGO PRAZO – a partir de um ano

Essas são as estratégias que mais demoram para ter um retorno com marketing digital. No entanto, são as que têm uma lucratividade por mais tempo. Por exemplo, quando você interrompe por um mês uma campanha de links patrocinados, os resultados já são cortados. No entanto, se você publica um post, todo o trabalho feito de SEO nos conteúdos já publicados irá se manter e continuar gerando tráfego e leads para o seu negócio.

SEO (Search Engine Optimization)

Segundo o informações do próprio Google, 40.000 buscas são realizadas a cada segundo na ferramenta em todo o mundo, o que se traduz em 1,2 trilhão de pesquisas por ano. Mas o ranking de buscas do Google é atualizado a cada dois ou três meses, em média. O que significa que você pode ter todo um trabalho de otimização de seus posts e site, mas pode demorar até três meses para o Google simplesmente reconhecer esse esforço.

Ser bem rankeado também é uma tarefa árdua porque, hoje, muitas empresas estão aplicando técnicas de SEO para serem encontradas mais facilmente e assim converter mais vendas para seu negócio. Por isso, a busca de palavras-chave relevantes, os conteúdos qualificados e a frequência de postagem são essenciais para conquistar e garantir um bom posicionamento em ferramentas de busca.

Marketing de conteúdo

Através de marketing de conteúdo uma empresa não conquista apenas boas posições no Google, também adquire um tráfego especializado que tem mais chances de se converter em lead e se tornar um cliente mais tarde. Ou seja, mais vendas para a sua empresa.

Ele também ajuda a formar a sua autoridade na internet e fazer com que empresas ou consumidores finais (dependendo da sua área de negócio) também tenham em mente a sua empresa como algo confiável e que pode ser uma opção para a compra de um produto ou solução quando ele vir a ter a necessidade.

Branding

Estabelecer a sua marca dentro de uma estratégia de posicionamento é algo que leva tempo, especialmente se o seu negócio é novo e está se inserindo agora na internet. Empresas mais consolidadas conseguem pular essa fase por já terem posicionamentos bem definidos offline antes e apenas espelhá-los na internet.

Mailing

Criar uma lista de leads bem segmentada é algo que demora para ser conquistado. Tudo isso é feito por meio de landing pages, mídia paga, conteúdo entre outras ações. Já falamos algumas vezes que comprar uma lista de e-mails não é uma boa prática e pode desacreditar todo o trabalho realizado durante meses.

Uma vez que a sua empresa tenha um mailing eficiente você pode obter bons resultados tanto de comunicação e relacionamento pós-venda, quanto para fazer seus leads avançarem na jornada de compras e assim converter mais vendas para o seu negócio.

Acompanhamento e análise

Durante todo esse período é interessante fazer um acompanhamento com ferramentas mais simples como o Google Analytics ou até, preferencialmente, com um CRM mais completo. Desta maneira, será possível analisar a fundo as ações e retorno de investimento (ROI) conquistado com o marketing digital para sugerir ajustes e otimizações nas próximas ações.

Também é interessante, a partir do momento em que a sua estratégia de marketing digital esteja sustentável e com todas as ações encaminhadas e andando, considerar uma automação de marketing para melhorar a nutrição de leads e, assim, converter ainda mais vendas para o seu negócio.

 

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